Torre de Babel.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 4-9-2016 – Domingo.

Sabedoria 9,13-18 – “QUAL O HOMEM QUE PODE CONHECER OU IMAGINAR OS DESÍGNIOS DE DEUS?”.

A bíblia relata em gênesis 11 que os homens daquele tempo puseram-se a construir uma torre para chegar até o céu e assim pudessem teriam condições de conhecer, segundo eles, os mistérios de Deus! O episódio ficou conhecido como “Torre de Babel”, que em outras palavras quer dizer: confusão, caos, desordem total, perda de tempo... Que pretensão! Jamais conheceremos e nem imaginamos qual seja os desígnios de Deus a nosso respeito e a respeito do mundo. E nem por isso devemos nos preocupar.

A paz está em acolher a vontade de Deus a nosso respeito. Detendo-nos sobre o panorama da criação, e sobre os mistérios ocultos da revelação e ainda sob nossa atração à vida espiritual, nos rendemos diante de tanta grandiosidade e harmonia do Criador.

Sim, só Deus é eterno, soberano e Senhor. Nós somos apenas criaturas, dependentes, carentes, limitados, fracos... Cabe a nós aceitar a vontade de Deus. Sempre que assim o fizermos ficaríamos tranquilos, mesmo porque, não podemos acrescentar um só dia aos nossos dias. É como se uma formiguinha quisesse medir forças com um elefante! Ela sempre perderá, pois não há comparação entre um e outro.

Somos inteligentes, e essa capacidade também nos foi dada por Deus, então, não meçamos forças com Ele, porque Ele é o sol que ilumina todos os recantos da terra, nós somos apenas um pequenino reflexo nesse imenso universo.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).