Conheça o Apóstolo Paulo III

Publicado por: Paróquia São Marcos

Conheça o Apóstolo Paulo III16. De que valeu para ele ser fariseu?

Paulo provavelmente se tornou fariseu por influência do mestre Gamaliel, homem tolerante (Atos dos Apóstolos 5,34ss;22,3). Na carta aos Filipenses (3,7ss) ele não vê vantagem alguma, tudo é perda, esterco. Mas certamente não se deve desconsiderar a formação acadêmica que ele alcançou como fariseu.

17. Paulo caiu do cavalo?

Nos Atos dos Apóstolos há três narrações da “conversão” de Paulo (9,1-19; 22,5-16; 26,9-18), mas em nenhuma delas se fala de “cair do cavalo”, expressão presente também em nossa cultura. A idéia de que ele teria caído do cavalo vem das pinturas sobre esse episódio.

18. Por que narrar três vezes o mesmo episódio no mesmo livro?

A mudança de vida provocada em Paulo é um dos fatos marcantes do século I. Não é todo dia que o mais feroz inimigo dos cristãos se torna o maior anunciador de Jesus. Assim Lucas, autor dos Atos dos Apóstolos, quis proclamar esse acontecimento a todos: às nações pagãs (é o contexto do capítulo 9), aos reis (26,9-18) e aos israelitas (22,5-16). É o que se promete em 9,15.

19. Paulo era soldado romano?

Não. Em suas cartas ele usa a imagem do soldado para falar da militância cristã, mas Paulo nunca pertenceu a exército nenhum.

20. Era cidadão romano?

Duas vezes os Atos dos apóstolos falam de Paulo cidadão romano (16,37;22,25). Ele, porém, nunca menciona isso (veja Filipenses 3,20). Sabe-se que o autor dos Atos dos Apóstolos tem uma finalidade muito clara: mostrar que os cristãos não eram inimigos do Império Romano.

21. Paulo foi casado?

Os jovens judeus casavam cedo, e o casamento era uma espécie de “obrigação moral”, pois a religião dos judeus só crescia em número com o nascimento de crianças judias. Paulo pode ter sido casado (1 Coríntios 9,5), viúvo sou solteiro (7,8).

22. Paulo conheceu Jesus?

Paulo estava em Jerusalém quando Jesus foi morto (ano 30 ou 33)? Tudo leva a crer que sim. Não há, contudo, nenhum texto que fale de um possível encontro entre Jesus e Paulo (veja 2 Coríntios 5,16b; veja também 12,1-6). Provavelmente Paulo estava em Jerusalém nos dias da paixão, mote e ressurreição de Jesus, mas não tinha conhecimento nem consciência da importância desse fato para ele e para todos os que, mais tarde, receberiam sua mensagem.

23. Paulo foi membro do Sinédrio?

Sinédrio ou Conselho era o supremo tribunal da época de Jesus e depois dele (até o ano 70). Presidido pelo Sumo Sacerdote, concentrava praticamente todo o poder diante do povo judeu. Era, evidentemente, um poder subordinado aos dominadores romanos, que impunham o sumo sacerdócio a quem fosse fiel ao sistema de dominação. O Sinédrio é o principal responsável pela morte de Jesus. Em Atos dos Apóstolos 26, Paulo conta seu passado e conversão ao rei Agripa. Diz: “E foi isso que eu fiz em Jerusalém: prendi muitos cristãos com autorização dos chefes dos sacerdotes, e dei o meu voto para que fossem condenados à morte” (26,10). Sabe-se que somente os membros do Sinédrio podiam votar. Se levarmos ao pé da letra essa passagem, Paulo teria pertencido ao Sinédrio alguns anos após a morte de Jesus.


LEIA TAMBÉM

Ildulgências especiais para o Ano Paulino

Conheça o Apóstolo Paulo - Parte 1

Conheça o Apóstolo Paulo - Parte 2