Conheça o Apóstolo Paulo II

Publicado por: Paróquia São Marcos

Conheça o Apóstolo Paulo II7. Como Paulo é apresentado nas pinturas?

Normalmente Paulo é apresentado tendo nas mãos um livro e uma espada. O livro faz pensar na Palavra de Deus, que ele tanto amou e difundiu. A espada de seu martírio: ele teve a cabeça cortada.

8. Porque Paulo é invocado contra picadas de cobras?

O fato está ligado a Atos dos Apóstolos 28,1-6. Na ilha de Malta, ele foi picado por uma víbora, e nada lhe aconteceu (veja Marcos 16,18). Mas convenhamos: Paulo é muito mais que simples defensor contra cobras venenosas. É certamente a figura mais importante entre os seguidores de Jesus no século I.

9. Qual a importância de Paulo para o cristianismo?

Paulo foi tão importante a ponto de alguns estudiosos sustentarem que foi ele, e não Jesus, quem fundou o cristianismo. Exageros à parte, Paulo foi aquele que levou o anúncio de Jesus Cristo para fora do território da Palestina, tornando-o universal.

10. Quando Paulo nasceu e quando foi morto?

Não é possível dizer com exatidão as datas que se referem à vida dele. Supõe-se que tenha nascido entre os anos 5 e 10, e sua morte aconteceu em Roma entre os anos 64 e 68. Com grande probabilidade, seu túmulo se encontra debaixo do altar da Basílica de São Paulo fora dos muros, em Roma.

11. Onde nasceram seus pais?

Os pais de Paulo eram galileus de Gíscala, segundo a informação de São Jerônimo. Essa cidade está perto de Nazaré e Cafarnaum. Alguns estudiosos sustentam que também Paulo teria nascido nessa cidade e, ainda menino, teria migrado para Tarso, enfrentando todos os desafios da migração.

12. O pai de Paulo era fariseu?

É o que se afirma nos Atos dos Apóstolos (23,6). Os fariseus eram pessoas muito apegadas à Própria terra (Palestina) e ao Templo de Jerusalém, de modo que dificilmente um fariseu habitava no estrangeiro. Os fariseus não eram numerosos, nesse tempo, não chegavam a dez mil.

13. Paulo era fariseu?

Sim. Ele o confessava na carta aos Filipenses 3,5. Fariseu significa separado (afastado) do povo pobre, doente e analfabeto, não se misturando com essas pessoas. Os fariseus chamavam esse povo de maldito (João 7,49) por não conhecer a Lei, por não praticá-la, atrasando assim a vida do Messias. O Messias viria quando todos fossem irrepreensíveis como os fariseus.

14. Há outros motivos pelos quais os fariseus desprezavam o povo?

Sim. Por exemplo, a religião do puro e impuro. O povo visto como pecador e impuro. Os fariseus faziam nítida distinção entre pessoas, coisas e alimentos puros e impuros (veja Marcos 7,1ss; Colossenses 2,21; Tito 1,15). O povo misturava tudo e nem ligava para a religião do puro e impuro.

15. Como cristão, Paulo continuou sendo fariseu?

Não. Os fariseus achavam que o Messias seria um prêmio que Deus daria aos judeus pela prática rigorosa da Lei. Como cristão, Paulo descobre que Jesus amou a humanidade e se entregou por ela sem mérito algum da parte dela, sem que ninguém pudesse obrigar a Deus (Gálatas 2,20; Romanos 5,8).


LEIA TAMBÉM

Ildulgências especiais para o Ano Paulino

Conheça o Apóstolo Paulo - Parte 1

Conheça o Apóstolo Paulo - Parte 3