Conheça o apóstolo Paulo I

Publicado por: Paróquia São Marcos

Conheça o apóstolo Paulo I“Eu sou judeu. Nasci em Tarso da Cilícia e fui educado nesta cidade. Eu me formei na escola de Gamaliel, seguindo a linha mais rigorosa dos nossos antepassados. Sempre fui apaixonado por Deus, exatamente como vocês. Eu persegui até a morte esse Caminho, prendendo e colocando na cadeia homens e mulheres. O sumo sacerdote e todos os anciãos são minhas testemunhas. Eles me deram autorização escrita para os irmãos, e eu viajei a Damasco para prender os que aí estavam e levá-los a Jerusalém para serem castigados”. (Atos dos Apóstolos 22,3-5).

“Conheço um cristão que foi arrebatado até o terceiro céu. E eu não sei se foi arrebatado com o corpo ou sem o corpo – Deus o sabe. Sei que esse homem, arrebatado ao paraíso, ouviu palavras que não podem ser repetidas pelas pessoas. Não sei se foi com ou sem o corpo. Eu me orgulharei desse homem. Quanto a mim, me orgulharei somente de minhas fraquezas. Mas se eu quisesse me orgulhar, não seria loucura, pois estaria dizendo a verdade. Todavia, evito fazer isso. Não aconteça que, por causa dessas revelações extraordinárias, alguém me julgue mais do que vê em mim ou escuta de mim... Por isso, estou contente em suportar por Cristo fraquezas, ofensas, necessidades, perseguições e angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte”. (2 Coríntios 12,27.10).

“Por último, o Senhor apareceu a mim, que sou como alguém nascido fora do tempo. Pois sou o último entre os apóstolos e não mereço o título de apóstolo, pois persegui a Igreja de Deus. Graças a Deus, sou o que sou, e sua graça não ficou sem produzir frutos em mim, já que minha trabalheira supera a deles todos. Bem, não fui eu, mas a graça de Deus agindo em mim”. (1 Coríntios 15,8-10).

PERGUNTAS MAIS COMUNS

O APÓSTOLO

1. Quem é Paulo?


Paulo é um importante judeu cristão do primeiro século. Nos Atos dos Apóstolos (22,3), ele afirma ter nascido em Tarso, na Cilícia, região que pertencia ao Império Romano. Hoje essa região é parte da Turquia.

2. Qual é ao certo o nome dele?

Os judeus que moravam na diáspora costumavam ter dois nomes, um nitidamente judeu (Saul ou Saulo) e outro inculturado (Paulo).

3. O que vem a ser a diáspora?

A palavra vem de um verbo grego que significa semear, espalhar. Diáspora é o fenômeno migratório dos judeus que iam viver no estrangeiro. Isso começou seis séculos antes de Cristo.

4. Os judeus da diáspora eram diferentes dos outros?

Em parte sim. Pois viviam numa terra e cultura que não eram as deles, estavam longe de Jerusalém do Templo e tinham que lidar com um montão de problemas. Em geral, eram mais abertos e tolerantes, e não viam como inimigo quem pertencesse a outra raça.

5. Na diáspora eles tinham liberdade?

Em parte sim. Nas grandes cidades eram mais organizados, tinham quase sempre sua casa de oração (sinagoga) e podiam exercer livremente sua religião.

6. Que língua falavam os judeus da diáspora?

Normalmente o grego, diferentemente dos judeus da Palestina, que falavam o aramaico. Os primeiros contatos de Paulo com o Antigo Testamento se deram a partir de uma tradução grega chamada Setenta. Note-se a diferença: os judeus da Palestina não admitiam que o grego fosse idioma usado por Deus para revelar seu projeto.


LEIA TAMBÉM

Ildulgências especiais para o Ano Paulino

Conheça o Apóstolo Paulo - Parte 2

Conheça o Apóstolo Paulo - Parte 3