Palavra do Pároco

  • Diário bíblico - Leitura orante para dia 18 de setembro de 2016.

    DIÁRIO BÍBLICO – LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
    Hoje, dezoito de setembro de 2017, vamos fazer o nosso DIÁRIO BÍBLICO – LEITURA ORANTE DA BÍBLIA, do início do segundo livro dos reis.
    1. Observações sobre o capítulo um: Começa o segundo livro dos reis narrando a morte de Ocozias, rei atual de Israel e as profecias de Elias e sua demanda constante contra os falsos profetas e a idolatria que grassava entre o povo.
    2. Um princípio eterno: “Eis o que passou no dia em que o Senhor arrebatou Elias ao céu num turbilhão...” (2,1ss).
    3. Uma promessa de Deus: “Pede-me algo antes que eu seja arrebatado de t”, disse Elias a Eliseu. Eliseu respondeu: “Seja-me concedida uma porção dobrada do teu espírito” (2,9).
    4. O que Deus pede para nós hoje: Deus pede para nós hoje buscarmos a força e o poder do Espírito Santo para que sejamos fortes para lutar pelo bem.
    5. Como podemos aplicar isso em nossa vida: Vivenciando o amor e a caridade e jamais nos deixarmos abater pelas dificuldades da vida.
    6. Oração: Senhor, nosso Deus e Pai, concede-nos do teu Espírito Santo. Enriqueça-nos com os dons de fortaleza, de sabedoria, de discernimento e de todos os dons, para que nas instabilidades desse mundo sejamos robustecidos pelas forças que não vem de nós senão da tua presença em nós. Amém.
    (MZ)>

    Pe. Mauro Zandoná, SdP
    11 de setembro de 2017

  • Diário bíblico - Leitura orante para dia 17 de setembro de 2016.

    DIÁRIO BÍBLICO – LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
    Hoje, dezessete de setembro de 2017, vamos fazer o nosso diário bíblico, do capítulo vinte, vinte e um e vinte e dois do primeiro livro dos reis.
    1. Observações sobre o capítulo vinte: Esse capítulo narra as investidas dos reis sírios ao território de Israel. Não obstante os esforços de Acab, rei de Israel, propor paz. Num segundo momento, o rei Acab, revigorado de forças, animado pelo profeta, luta contra os sírios e vence-os.
    2. Observações sobre o capítulo vinte e um: Realto do episódio da vinha de Nabot. Este homem, simples e justo, é interpelado pelo rei Acab a vender sua vinha, coisa que ele recusa. O rei, autoritário e abusando do seu poder, manda matar Nabob e se apropria da vinha. Quando o profeta Elias denuncia o pecado de Acab, esse cai em si, jejua e se arrepende do mal que fizera.
    3. Capítulo vinte e dois: Este último capítulo do primeiro livro dos reis continua a narrar as guerras de Acab contra os sírios. Narra também a morte do rei e seus sucessores Josafá e Ocozias.
    4. O que Deus pede para nós hoje: Deus pede para nós hoje a não nos basearmos nas histórias sangrentas do povo de Israel, mas lê-las como relatos de um povo que, pecador e aprendiz que era, vão aos poucos entendendo um Deus que quer a paz e não a guerra.
    5. Como podemos aplicar isso em nossa vida: Sendo homens e mulheres de paz.
    6. Oração: Senhor, nosso Deus e Pai, ensinaste ao povo de Israel que não vale a pena a guerra. Ensina-nos também que é possível vivermos em paz não obstante nossas diferenças. Que entre nações haja respeito na soberania de cada país e não tenha mais guerra que ceifam tantas vidas inocentes ou não. Amém.
    (MZ).

    Pe. Mauro Zandoná, SdP
    11 de setembro de 2017

  • Diário bíblico - Leitura orante para dia 16 de setembro de 2016.

    DIÁRIO BÍBLICO – LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
    Hoje, dezesseis de setembro de 2017, vamos fazer o nosso diário bíblico, do capítulo dezenove do primeiro livro dos reis.
    1. Um princípio eterno: “A rainha promete perseguir e matar Elias. Ele tem medo e foge para salvar a sua vida e depois de andar errante pelo deserto desejou a morte: ‘Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida, porque não sou melhor que meus pais’” (19,2ss).
    2. Uma ordem de Deus: “Levanta-te e alimenta-te, porque tens um longo caminho a percorrer” (19,7).
    3. Uma verdade eterna: “Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, montanha de Deus” (19,8).
    4. Uma promessa de Deus: “Sai e conserva-te acima do monte, na presença do Senhor; ele vai passar” (19,11).
    5. O que Deus pede para nós hoje: Deus pede para nós hoje perseguir a meta que temos pra frente, nunca recuar.
    6. Como podemos aplicar isso em nossa vida: Alimentado-nos da santa eucaristia porque temos um longo caminho a percorrer.
    7. Oração: Senhor, nosso Deus, revigorados pela sua Palavra, pela santa eucaristia e pelo Espírito Santo a nos impulsionar e nos fortalecer, queremos caminhar sempre avante, sem jamais temer qualquer intempérie e dificuldade que, por ventura, tivermos. Dá-nos essa graça, Senhor. Amém.
    (MZ).

    Pe. Mauro Zandoná, SdP
    11 de setembro de 2017

  • Diário bíblico - Leitura orante para dia 18 de setembro de 2016.

    DIÁRIO BÍBLICO – LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
    Hoje, quinze de setembro de 2017, vamos fazer o nosso diário bíblico, do capítulo dezoito do primeiro livro dos reis.
    1. Uma ordem de Deus: “Vai apresentar-se diante de Acab, eu vou fazer chover sobre a terra” (18,1).
    2. Um princípio eterno: “Não sou eu o perturbador de Israel, respondeu Elias a Acab, mas você sim e a casa de seu pai, porque abandonou os preceitos do Senhor e seguiu aos Baals” (18,18).
    3. Uma promessa de Deus: “Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, saibam todos hoje que é o Deus de Israel e que eu sou o seu servo e que por sua ordem fiz todas essas coisas. Ouça-me Senhor, ouça-me, que o povo reconheça que você é o meu Deus e que converte os seus corações” (18,37).
    4. Uma verdade eterna: “O céu se cobriu de nuvens negras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente” (18,45).
    5. O que Deus pede para nós hoje: Deus pede para nós hoje confiar Nele porque no momento certo Ele agirá.
    6. Como podemos aplicar isso em nossa vida: Orando com fé como Elias.
    7. Oração: Senhor, como o profeta Elias, queremos também confiar mais em tua poderosa providência. Sabemos que sempre estás ao lado daqueles que lhe são fiéis, por isso, Senhor, nos dê a graça da fidelidade para que andemos sempre em seus caminhos. Amém.
    (MZ).

    Pe. Mauro Zandoná, SdP
    09 de setembro de 2017

  • Diário bíblico - Leitura orante para dia 14 de setembro de 2016.

    DIÁRIO BÍBLICO – LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
    Hoje, catorze de setembro de 2017, vamos fazer o nosso diário, do capítulo quinze, dezesseis e dezessete do primeiro livro dos reis.
    1. Considerações sobre o capítulo quinze: Esse capítulo relata os reinados dos reis Abião, Asa, Nadad e Baasa. Reis menores que governaram Judá e continuavam na “contaminação” dos pecados do passado, misturando a pureza da fé em Deus-Javé com as fraquezas humanas.
    2. Considerações sobre o capítulo dezesseis: Também esse capítulo continua a narração dos reis Ela, Zambri, Amri e Acab. Israel teve muitos reis. Praticamente todos não foram exemplos de santidade nem correspondeu com dignidade o que Deus esperava deles. Eis que surge nesse contexto de doutrinas erradas o profeta Elias.
    3. O profeta Elias: Surge no capítulo dezessete o profeta Elias para “agitar o coreto”. Começa profetizando sobre secas e conclamando o povo, a começar pelo rei, a se converter e deixar de adorar deuses pagãos. Profecias que não são levadas a sério pelo rei e esse o expulsa de Israel.
    4. Elias e a viúva de Sarepta: Elias teve que fugir e, ao esconder-se nas montanhas, chegou a casa de uma viúva estrangeira que o acolhe e o esconde em sua casa, apesar de sua pobreza. Elias promete que a farinha não se acabará e Deus providenciará a chuva para eles não morrerem de fome. Levando aquela mulher reconhecer Elias como “um homem de Deus” (17,24).
    5. O que Deus pede para nós hoje: Deus pede para nós hoje acolher na casa do nosso coração aqueles que baterem em nossa porta.
    6. Como podemos aplicar isso em nossa vida: Sendo caridoso como aquela viúva de Sarepta, sem discriminar ninguém.
    7. Oração: Senhor, nosso Deus, providenciais nossas necessidades, na medida em que vos buscamos e confiamos em vós. Vinde sempre em nosso socorro e não permitis que fechemos em nosso egoísmo. Dai-nos a graça da generosidade e a possibilidade de partilharmos com os que menos têm tantas bênçãos que de ti recebemos. Amém.
    (MZ).

    Pe. Mauro Zandoná, SdP
    08 de setembro de 2017

Carregar mais