Santa Luzia

Publicado por: Paróquia São Marcos

Escrevo este artigo pelos paroquianos de São Marcos, lembrando que esta Santa é venerada em modo especial nesta Igreja paroquial. É a Santa da minha terra, a ela recorro todas as vezes que tenho problemas nos olhos e ela intercede imediatamente. Lembro-me quando eu morava em Campina do Siqueira e tinha problemas nos olhos, via mosquitos em toda a parte ou via desaparecer a linha do livro da Liturgia das Horas que estava rezando, recorria a ela lembrando que era da minha terra e me curava. Na Igreja São Marcos parece que a Santa está sempre esperando os fiéis para receber as intercessões, uma vez que a sua imagem está próxima da entrada. As fitas coloridas penduradas diante dela, parecem tantas cartas escritas com o coração para pedir graças ou para agradecê-la.

Esta Santa nasceu em Siracusa na Sicilia no ano 286. Logo queria doar-se a Deus sem reservas com o voto de virgindade. Mas aparecendo a dúvida o Senhor lhe deu conferma através de Santa Ágata que lhe apareceu em sonho quando foi no seu túmulo para pedir a intercessão de cura para sua mãe. De fato, Santa Ágata lhe disse: “Não preocupa-te, tua mãe é curada. Como Cristo glorificou por mim a cidade de Catania, assim por teu meio será glorificada a cidade de Siracusa, porque com a tua virgindade preparas uma digna morada de Deus.”

Despertada, doa-se inteiramente a Deus, renuncia ao matrimônio e distribui os dotes aos pobres. O jovem que pretendia casar-se com ela recorre ao prefeito da cidade, acusando-a de ser cristã e de ter desperdiçado os bens patrimoniais. Santa Luzia é presa e torturada, lhe foram arrancados também os olhos e enfim decapitada. Mas Santa Luzia teria aparecido uma semana depois com novos olhos e aqueles que lhes foram arrancados apresentados num prato para todos verem. Esta Santa veio em socorro várias vezes antes pela sua cidade e depois por todos aqueles que a invocam de toda parte do mundo. O seu nome mesmo indica luz, luz para os olhos verem, mas também para a alma enxergar em meio a escuridão deste mundo a luz que nunca acaba e abrir-se assim ao horizonte que não tem fim, Deus.

Santa Luzia é venerada no mundo inteiro, mas principalmente na Sicília, que no dia 13 de Dezembro os fiéis de todas as cidades chegam nas Igrejas para participar da Santa Missa e para pedir a sua intercessão ou para agradecê-la pelas graças recebidas. Aproveito para dar os meus parabéns de bom onomástico as Luzias ou Lucias como também as Lucelias.