Sagrado Coração de Jesus

Publicado por: Paróquia São Marcos

A Igreja comemora a Festa do Sagrado Coração de Jesus no mês de Junho, que lhe é consagrado, pouco antes da festa do Imaculado Coração de Maria. Os Sagrados Corações de Jesus e de Maria estão intimamente ligados, Ele Deus e Ela criatura, Mãe e Filho, ambos merecem a atenção e o tratado dos doutos e dos mariólogos. O que Deus uniu o homem não separe. A sacratíssima Virgem e seu Filho formaram um só coração e uma só alma, uma só vida, como diz São Francisco de Sales. São João Eudes que escreveu um substancioso tratado, volumoso, foi simultaneamente grande apóstolo dos Sagrados Corações, que não sabia separar sua devoção, e no seu apostolado, foi o grande propagador dela.

Isso já no século XVII chegava a dizer que o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria eram um só. Por isso Pio XI, afirmava que este santo se devia considerar como o Pai da devoção dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Por inspiração do Espírito Santo foi fundada a ordem dos Sacerdotes dos Sagrados Corações, o qual tem um Seminário em Curitiba.

O Pe. Julio Chevalier teve a inspiração de fundar, em 1859, a Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, a qual tem um Santuário no bairro Pinheirinho com a imagem milagrosa da virgem invocada sob o nome de Nossa Senhora do Sagrado Coração que cheia de bondade e ternura, sustenta no braço esquerdo o Menino Jesus que, sorrindo nos aponta para a sua Mãe, ela por sua vez, indica-nos o Coração de seu Filho em evidência no peito do Menino o qual segura com a mão direita.

Leão XIII nos diz que o Coração de Jesus é o sinal a fulgir no firmamento da Igreja e que nos dará vitória ao consagrar o Universo ao Divino Coração do Divino Salvador. João Paulo II, atendendo ao pedido de Nossa Senhora de Fátima, consagrou o Brasil, em união com todos os Bispos, em 25 de Março de 1984, e nós, sobretudo neste mês consagrado ao Coração de Jesus devemos nos consagrar aos Sagrados Corações. O saudoso Pe. Mariano Pinho SJ no seu magnífico livro sobre o “Imaculado Coração de Maria luz de Fátima” nos diz: “O Coração da Virgem que revelou-me à Santa Brígida é como o meu coração, é por isso que minha Mãe e eu realizamos a salvação do homem como um só Coração”.

O Verbo Divino veio ao mundo por Maria e as almas querem também vir por Maria. A Virgem atraiu com seus encantos o Verbo Divino – pensamento de São Bernardo – e agora que se encerrou em suas entranhas e lhe pôs nas mãos todas as suas riquezas, tem Maria nas mãos todas as suas riquezas, tem Maria a plenitude e todas as graças e é desta plenitude que todos nós recebemos. Conf. Op cit pg 102 Ed Educa.

No dia 16 de Junho de 1875 durante a Exposição do Santíssimo, Nosso Senhor apareceu à Santa Margarida Maria Alacoque, e, descobrindo seu Coração disse-lhe: “Eis aqui o Coração que tanto tem amado os homens e, em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências, sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim neste sacramento do amor”. E pedindo reparação, fez as seguintes promessas de sua infinita misericórdia aos seus devotos:

1- Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado.

2- Porei paz em suas famílias.

3- Consolá-los-ei em todas as suas aflições.

4- Serei o seu refúgio na vida principalmente na hora da morte.

5- Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas.

6- Os pecadores acharão no meu coração o oceano infinito e o manancial de sua misericórdia.

7- As almas tíbias se tornarão fervorosas.

8- Os fervorosos alcançarão rapidamente grande perfeição.

9- Abençoarei os lugares onde estiver exposta e venerada a imagem do meu Coração.

10- Darei aos sacerdotes a força de comover os corações mais endurecidos.

11- O nome daqueles que propagarem esta devoção ficará escrito no meu Coração e de lá nunca será apagado.

12- A grande promessa: “No extremo da misericórdia do meu coração onipotente, concederei a todos aqueles que comunguem nas primeiras sextas-feiras de cada mês, durante nove meses consecutivos, a graça do arrependimento final. Não morrerão sem a minha graça e sem receber os sacramentos. O meu Coração naquela hora extrema ser-lhes-á um seguro abrigo”.

Aproveitemos, pois, esse tesouro inefável da misericórdia divina.

Foi fundado o Apostolado da Oração com o apoio da Igreja e que tem inúmeros membros que usam com prazer e devoção uma fita vermelha.

Curitiba, mês do Sagrado Coração de Jesus, 2007.

Benedito Felipe Rauen

Membro do Apostolado do Coração de Jesus e Congregado Mariano e da Academia Maria de Aparecida

Entronização

A Entronização do Coração de Jesus é um recurso para expressar nosso amor a Deus, manter viva a fé, ter presentes os compromissos cristãos dentro e fora do lar. É abrir as portas da casa e do coração para acolher a mensagem de Jesus. Consiste em colocar a imagem ou o quadro de Jesus, em um lugar especial da casa, para recordar a presença de Cristo no lar. A imagem traz em destaque o coração como símbolo do amor de Jesus por nós. Que Jesus esteja bem no centro da família, sendo ponto de união e fonte de amor. Que o Coração de Jesus tenha um lugar muito especial em nossos lares, o principal lugar!

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Ó Coração sacratíssimo de Jesus, fonte viva e vivificante de Vida Eterna, tesouro infinito de divindade, fornalha ardente de amor divino, vós sois o lugar do meu descanso, o refúgio da minha segurança. Ó meu amável Salvador, inflamai o meu coração daquele amor ardentíssimo do qual arde o vosso; derramai nele as inumeráveis graças de que o vosso Coração é a fonte. Fazei que a vossa Vontade seja a minha e que a minha vontade seja eternamente conforme a vossa! Amém!