Primeiro dia do Tríduo Pascal: Quinta-Feira Santa

Publicado por: Paróquia São Marcos

O Tríduo Pascal se inicia com a celebração da Ceia do Senhor, na tarde da Quinta-Feira Santa. Nesta celebração a liturgia lembra a instituição da Sagrada Eucaristia e o anúncio do novo mandamento. Assim com o pão se torna um com aquele que o come, da mesma forma Cristo se faz um conosco na Eucaristia.

Há dois gestos na Ceia do Senhor que apontam o amor fraterno: o lava-pés dos apóstolos, por parte de Jesus, e a mesa comum em que se torna, eucaristicamente e pela primeira vez, o seu corpo e o seu sangue. Ambos os gestos são expressão de serviço, de amor e entrega por parte de Cristo e convite para que façamos o mesmo, pois a ambos aplica Jesus o mandato de os repetir em sua memória e a exemplo seu.

O amor de Jesus não fica só em palavras, em promessas: Ele se entregou inteiramente no mistério do pão e do vinho consagrados e a todos amou até o fim. O mesmo Jesus que se inclinou para lavar os pés dos apóstolos é o que se entregou pela nossa salvação. Ele nos ensina que não há verdadeira Eucaristia onde não se vive o amor fraterno. A celebração da Eucaristia não é uma reunião qualquer. Aos irmãos reunidos em nome do Senhor Jesus, Ele mesmo está presente e lhes oferece seu corpo e sangue, como alimento de vida eterna. Na Eucaristia, Jesus atualiza, permanentemente, o lava-pés e se coloca a serviço de nossa salvação.