Pe. João Graceffa

Publicado por: Paróquia São Marcos

No início da década de 70 frequentávamos várias Igrejas Católicas, quando então soubemos da recém chegada de um padre vindo da Itália que seria o novo pároco da Igreja São Marcos.

Fomos então até lá para conhecê-lo. Ao chegarmos, encontramos ele meditando sob a sombra de uma árvore, nos aproximamos e ele apresentou-se como João Graceffa. Imediatamente nos acolheu, mostrou-nos a Igreja bem como suas instalações bem modestas e sem conforto algum. Daquele momento em diante passamos a ser amigos, ocasião em que disse que trabalharia muito pela comunidade a fim de realizar seus sonhos. Foi então que com muita fé e coragem conquistou muitas pessoas bem como vários políticos a fim de alcançar seus objetivos.

Angariava tudo o que estivesse ao eu alcance, primeiramente com o objetivo de reformar a antiga Igreja São Marcos, cujas marcas de deterioramento estavam expostas nas paredes pela implacável ação do tempo. Após, deu seqüência a seus trabalhos fundando novas comunidades, formando comissões com pessoas e famílias de bem, adquirindo terrenos paras as futuras instalações das Capelas, cujos títulos das mesmas trouxe de sua terra natal, fundando então a Capela Nossa Senhora da Perseverança, Capela Nossa Senhora da Misericórdia e Capela Beato Giácomo Cusmano.

Pe. João era um bom amigo e conselheiro espiritual, severo às vezes em função da grande responsabilidade que tinha para cumprir. Em suas homilias sempre dizia a frase: “Viver é sofrer, morrer é lucro”, pois, tudo aquilo que ele conquistou, deixou para nós. Levou apenas sua alma junto de Deus, com a certeza de ter cumprido sua missão. Devemos muito a este grande sacerdote que a 20 anos nos deixou.

Obrigada P. João Graceffa.