O Plano do Amor de Deus

Publicado por: Paróquia São Marcos

VIVÊNCIA CRISTÃ

“Assim também a fé sem as obras é morta em si mesma”. (Tiago 2, 14ss).

Fé é crer em quem não se vê. É crer pela idoneidade, pela fé e pela vivência de quem fala. (Hb. 11, 1-12). “A fé é fundamentada na esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê”. Em João vinte, Jesus diz: “Felizes aqueles que crêem sem ter visto”.

Fé teve Abraão (Gên. 12, 1-4) no sacrifício de Isaac. Fé teve Davi ao lutar contra o gigante Golias (1º. Samuel 17, 45s). Fé teve Pedro ao andar sobre as águas. (Mt. 14, 24). Fé teve Maria que após as explicações do anjo, disse: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo sua vontade”. (Lc. 1, 38).

OS SINAIS DE SALVAÇÃO

A vivência dos sacramentos são sinais de que estamos ligados a sua igreja e, portanto, a Deus. O BATISMO é o sacramento que nos liga à Igreja e conseqüentemente ao reino do céu. (Mt 16, 18s). Faz-nos filhos de Deus (Jo 1,12) conseqüentemente seus herdeiros. “Quem crer e for batizado, viverá eternamente”. O Batismo é uma concepção espiritual. Para o ser humano nascer, é preciso que haja concepção física. Para o ser humano tornar-se filho de Deus, é preciso que haja uma concepção espiritual o que acontece através do batismo.

A missão da Igreja é a de ensinar e batizar. O batismo de João Batista era apenas um sinal de arrependimento e de conversão, batizava com água. O de Jesus e, portanto, da Igreja Católica, é de santificação. É composto de água, símbolo do que lava e purifica e do Espírito Santo que santifica. (Jo 3,3ss). Jesus não precisava ser batizado, seu batismo foi para mostrar ao mundo sua origem divina e sua missão. “Tu és meu Filho amado”. (Lc. 3, 21s). Portanto o batismo nos confirma filhos de Deus. Pelo batismo nascemos para a vida divina, para a vida que o Pai deu ao mundo através de Jesus Cristo e que nos é comunicada pelo Espírito Santo. Por isso é que lemos em Atos 4, 12 que não existe nenhum outro nome pelo qual podemos ser salvos a não ser pelo nome de Jesus Cristo. A partir do batismo existe entre o batizado e Jesus uma união, como os ramos estão ligados ao tronco. Jesus é a videira e nós somos os ramos. A vida de Jesus circula em todos os seus membros. (1º. Cor. 12, 27).

É preciso renascer. O que é renascer? Deixar-se conduzir pelo Espírito. A resposta está em Gálatas, capítulo 5, 16-24.

A Igreja batiza crianças para fazê-las desde pequenas filhas de Deus e herdeiras do reino dos céus. Não há na bíblia nem uma ordem que proíbe o batismo de crianças. No livro dos Atos dos Apóstolos, encontramos passagens em que toda a família era batizada. (At. 16, 15 e 33). Será que em nem um havia criança? Exige-se padrinhos para ajudarem os pais a educarem cristãmente os filhos. São os pais espirituais. É preciso saber escolher. Escolher pela vivência e não apenas pela amizade.