Nossa Senhora do Bom Conselho

Publicado por: Paróquia São Marcos

A igreja comemora nos dias 25 e 26 de Abril a data da importante devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho, ou seja, da Esposa do Divino Espírito Santo, a “Cheia de Graça e Medianeira” entre Cristo e os homens, que intercede por nós a DEUS, pedindo-lhe inspirações nos conselhos, às vezes difíceis nas nossas decisões importantes. Até porque podemos cometer erros fatais, de irremediáveis conseqüências, que seria preciso evitar. Mas, para isso, temos fé, confiança e humildade, rogamos a ajuda indispensável da Mãe do Bom Conselho.

Quantos erros de homens públicos e nossos de trágicas conseqüências que seriam precisos evitar. Para isto, os que tem confiança, fé e humildade, rogam a ajuda indispensável da Mãe do Bom Conselho. Quantos erros de trágicas conseqüências? Agir sem pensar e sem rezar é sujeitar-se a erros... Devemos ver, analisar, julgar, rezar e depois agir, após uma madura reflexão. Uma preposição ou decisão emocional pode ser fatal.

Conselho é um ato de prudência, que prescreve os bons meios para se atingir um bom fim. É uma luz do Espírito Santo, a nos mostrar o que fazer no tempo, lugar, hora e circunstância devidos. Não é fácil. A Sagrada Escritura já nos diz que é infinito o número de tolos. O Abade Ch. Roland nos dá uma preciosa notícia histórica da Mãe do Bom Conselho, em sua substancial obra de Mariologia La Reine du Paradis, cap. 3°, pág. 614 – 625, resumindo: O Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, um dos mais fecundos em graças e milagres assinalados está situado na cidade de Genazzano, Itália, diocese de Palestrina, bem próximo ao sul de Roma.

Era antes imagem muito venerada na Albânia, em Scutari, mas em 1467 foi conquistada pelos turcos muçulmanos. E, para evitar profanações Deus resolveu transportar de lá o precioso quadro, milagroso que saiu da Igreja envolto numa nuvem branca, cercada pelos anjos e acompanhado de dois privilegiados devotos, (Georges e Sclavis) que com ela atravessaram o mar Adriático, eles a pé enxuto. Ela no ar, indo parar na cidade de Genazzano, na parede do lado esquerdo da Igreja que a beata Petruci estava a reconstruir. O quadro ficou, onde parou, sem nenhum suporte exposto à veneração dos fiéis: distribuiu graças e milagres parecendo animada na beleza do seu semblante, com o Menino Jesus encostado bem junto a Ela.

Era uma linda tarde, ensolarada, o povo ficou animado, foi venerar o artístico e milagroso quadro da Virgem do Bom Conselho. Hoje visitado por toda a Itália, inclusive pelos albaneses, saudosos da “Venita”, por peregrinos do Mundo inteiro entre os quais eu me incluo, porque tive a felicidade, realizando um antigo sonho, com duas filhas: Maria Julia e Luiza Maria, meu genro Dr. Carlos e meu amigo Dr. Silvio Gaspari.

Obviamente todos recebemos muitas graças agradecidos e nos inscrevemos na Confraria de Nossa Senhora do Bom Conselho, com direito à uma missa diária. O Pe. Sérgio Braschi, hoje bispo de Ponta Grossa, também visitou o milagroso quadro, recebendo muitas graças, conforme testemunhou, publicamente em homilia na Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho, em São Braz.

Na artística tribuna esta escrito em latim no Santuário: “esta imagem apareceu divinamente a 25 de abril do ano do Senhor em 1467. O padre Ambrósio de Cori disse: “La belíssima image di Maria apparve sul muro senza intervento humano””.

Não há dúvida sobre a veracidade dos fatos que, alias ocorreram coincidentemente na época da festa de São Marcos, Padroeiro do Bairro Pilarzinho. Importante observar o milagre permanente porque o quadro milagroso está na parede da Igreja desde que chegou, sem suporte, como foi testemunhado, inclusive pelo padre Boaventura Mansur Guérios, entre outros.

A Virgem dos Papas: Todos os Pontífices devotaram muita confiança em Nossa Senhora do Bom Conselho, notadamente o Papa Leão XIII, que acostumava peregrinar ao Santuário como seminarista. O inspirado autor da Rereum Novarum, inscreveu-se, a Pia União e elevou o Santuário à categoria de Basílica Menor e inseriu na Ladainha lauretana a invocação: “Mãe do Bom Conselho, rogai por nós”. Escreveu do próprio punho o texto: “Fili aequiesce consillis ejus”. E ainda nos deixou belíssima oração à Mãe do Bom Conselho, cuja imagem trazia em destaque no seu gabinete, conforme a fotografia que possuímos.

O Papa João Paulo II contemporâneo, após o Inquérito Canônico reconheceu a autenticidade da transladação da milagrosa imagem. Sixto IV, São Pio V, Urbano VIII, Pio VII, que foi prisioneiro de Napoleão excomungado, conservava a imagem durante o injusto cativeiro. Pio IX, o papa da Imaculada visitou o Santuário e celebrou Missa diante de Nossa Senhora do Bom Conselho. João XXIII peregrinou o Santuário, fotografado em oração. João Paulo II nomeou a Virgem do Bom Conselho Padroeira do Sínodo dos leigos e visitou, demoradamente o Santuário com tocante homilia, nas Missas conforme publicação do L’Osservatore Romano.



---



PS: Livreto com o Histórico e Orações a Nossa Senhora do Bom Conselho aprovado por Dom Pedro Fedalto, pedidos pelo telefone: 3338-4450 Paróquia São Marcos e 3274-1322 com Benedito Felipe Rauen.