Mateus 9,9-13.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 7-7-2017 – Sexta-feira.

Mateus 9,9-13 – “JESUS VIU UM HOMEM, CHAMADO MATEUS, SENTADO NA COLETORIA DE IMPOSTOS E DISSE-LHE: ‘SEGUE-ME’”.

Cobrar impostos não era um ofício de homens justos e sérios! Mateus era um desses e, no entanto, Jesus o chama para segui-lo. Mateus deixa o seu trabalho, não pensa duas vezes, e segue a Jesus. Os fariseus olham desconfiados para Mateus e também para Jesus. Olham para Mateus, porque não acreditam que um cobrador de impostos vai mudar tão radicalmente de vida assim; olham também para Jesus e o julga, pensando em que “fria” está a cair, porque se soubesse realmente que “tipo de homem era aquele” não o convidaria para segui-lo.

Mateus devia mostrar ao Mestre que de fato havia mudado. Deveria romper com o seu passado. Não apenas dizer, mas de fato, demonstrar que era um outro homem.

Mateus não tinha como negar o seu passado, como nós também não temos como negar o nosso, mas se a pessoa quiser ela pode mudar. A bíblia está repleta de homens e mulheres que mudaram de vida, converteram-se e se tornaram pessoas renovadas e fiéis seguidoras de Jesus. Foi para esses que Jesus veio: “Vim chamar não os justos e sim os pecadores” (Mt 5,32).

Em jesus há sempre uma chance nova de recomeçar. Ele nos concede a graça de mudarmos continuamente de vida e, convertidos, segui-lo.

(Pe. Mauro ZAndoná, SdP).