Mateus 9,14-17.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 8-7-2017 – Sábado.

Mateus 9,14-17 – “POR QUE RAZÃO NÓS E OS FARISEUS PRATICAMOS JEJEUM E OS SEUS DISCÍPULOS NÃO?”.

O jejum é uma prática cristã louvável e agradável a Deus. Jejuar é mortificar-nos, domar a carne para educar o espírito e assim aceitar os desígnios de Deus e as graças que Ele concede aos que o temem.

O jejum deve ser algo muito pessoal. Por exemplo, não se faz jejum alardeando aos quatro ventos para que todos fiquem sabendo, assim ele se torna inútil. Ele tem valor enquanto for algo do coração.

jejuar é quebrantar nossa vontade, é curvar-se diante de Deus. É submeter a carne à vontade soberana de Deus e “destruir o corpo do pecado” (Rm 6,12). Sim, porque em nós ao longo dos nossos dias, vai-se formando no chão da nossa alma uma crosta de calcário que são os nossos pecados que vão se aninhando no coração como uma casca dessas das árvores centenárias duras e resistentes. Cada pecado é como um depósito nessa casca e daí nossa alma torna-se opaca, impermeável à graça. Posso confessar-me e receber o perdão, mas com o jejum, eu demonstro ao Senhor que eu quero livrar-me definitivamente, porque o jejum não é uma obrigação, mas uma gratuidade e uma demonstração do nosso amor e compromisso de fidelidade ao Senhor.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).