Mateus 7,1-15.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 26-6-2017 – Segunda-feira.

Mateus 7,1-15 – “NÃO JULGUEIS E NÃO SEREIS JULGADOS”.

É pra gente não julgar quem quer que seja. Julgar significa eu me decidir sobre o fim que o outro deva ter.

Às vezes é tão evidente o mal que não tem como não apercebermos que a pessoa é culpada, mas deixemos o julgamento para quem tem por ofício julgar e, se for o caso, condenar, não nós.

Sim, existem aqueles que mentem, trapaceiam, roubam, caluniam, matam... Todas atitudes deploráveis e condenáveis. Longe de nós praticarmos isso!

Graças a Deus vemos mais o bem do que o mal diariamente. Acontece que o bem é como “brisa suave”, quase não aparece, ao passo que o mal é escandaloso, é “vendaval”, vai espalhando seu rastro com estardalhaço barulhento.

No peito de todo ser humano bate um coração, e por mais má que seja uma pessoa, se ela não for acometida de uma síndrome patológica doentia, tem também o seu lado humano e afetuoso. Às vezes aquilo que pensamos ser orgulho em alguém, não passa de timidez e insegurança. Não, não somos bons em julgamentos!

Sejamos “prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10,16) – nos ensinou Jesus. Não é contraditório confiar desconfiando; não é tampouco antibíblico, pois o próprio profeta advertiu, “não confieis em homem algum, confieis em Deus” (Jer 17,5).

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).