Mateus 25,1-13

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 1-9-2017 – Sexta-feira.

Mateus 25,1-13 – PARÁBOA DAS DEZ VIRGENS.

Esta parábola narra a história de dez virgens casadouras que saíram ao encontro do noivo, empolgadas com o casamento que se avizinhava. Todas estavam alegres e faziam-se presentes, às vezes se cansavam e cochilavam, mas, somente metade delas estavam atentas, com suas lâmpadas acesas e com óleo suficiente de reserva se acontecesse do noivo demorar.

O noivo demorou. Enquanto as imprudentes saíram para comprar óleo o noivo chegou e elas foram deixadas fora do casamento para sempre. E Jesus conclui: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora” na qual o Filho do Homem virá!

Devemos estar atentos. Vemos que a expectativa da vinda do noivo criou-se uma euforia muito grande entre as dez virgens. Mas, não basta criar expectativa, é preciso também estar preparados, do contrário, ele pode chegar e nos pegar desprevenidos.

Esse noivo que vem é Jesus Cristo. Ele há de voltar. Não há desculpas a quem, negligentemente, deixa de aguardar sua vinda. Não é necessário permanecermos em estado de preocupações exageradas, não, simplesmente ficarmos atentos em nosso modo de proceder: abandonar algum mau hábito, reconhecer-se pecador e pedir graças para fugir do pecado, crescer nas virtudes cristãs do amor, nos frutos do Espírito Santo e fugir das obras da carne (cf. Gl 5,13-26).

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).