Mateus 23, 23-26

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 29-8-2017 – Terça-feira.

Mateus 23,23-26 – “AI DE VÓS ESCRIBAS E FARISEUS”.

Continuam as advertências de Jesus contra os escribas e fariseus, agora sob a forma de lamento: “Ai de vós...”. A hipocrisia pode ser aplicada não somente ao sistema religioso, mas em todas as áreas da vida, qual seja, no trabalho, em casa, na sociedade, enfim, na vida diária.

Os preceitos mais importantes da lei, inclusive no Velho Testamento era a justiça, a misericórdia e a fidelidade. A hipocrisia dos fariseus e escribas com relação à religiosidade era algo que eles não conseguiam disfarças, não obstante a sua falsa aparência de santos. O orgulho deles levava a desprezar os pobres e humildes.

Jesus que enxerga além das aparências e conhece o coração dos homens denuncia toda a sua falsidade. Afinal, a pessoa humana está sempre em primeiro lugar para Jesus, principalmente o humilde, o pobre e até o pecador. O que Jesus não pode admitir de modo nenhum é usar o nome de Deus para esconder falsidades e explorações. Jesus é duro em suas advertências chegando a chamar os fariseus de cegos e de hipócritas que limpam o exterior dos seus corpos enquanto por dentro continuava sujo de pecados.

Que esse pecado de hipocrisia jamais faça parte dos nossos atos. As pessoas podem se esconder debaixo de aparências, mas Deus sabe tudo, e desmascara a falsidade e a hipocrisia. Mais cedo ou mais tarde a verdade virá à tona. Se fizermos tudo com transparência e amor estaremos tranquilos todos os dias de nossa vida e em todos os momentos e afazeres. Não façamos nada por aparecer, mas sempre motivados pela verdade e pelo amor.

Ore assim: “Pai, dá-me pureza de coração para que do meu interior brotem a justiça, misericórdia e a fidelidade, e assim, possamos guiar meus semelhantes na caminhada para ti. Amém”.

(Pe. Mauro Zandoná, sdp).