Mateus 20, 20-28

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 25-7-2017 – Terça-feira.

Mateus 20,20-28 – “PEDIDO DE MÃE: DEIXA MEUS FILHOS SENTAREM UM À TUA DIREITA OUTRO À TUA ESQUERDA!”.

Não deixa de ser um pedido inusitado e interesseiro de uma mãe que quer o melhor para seus filhos. Mas (sempre tem um mas!), as coisas não funcionam assim! No Reino de Jesus “quem quiser ser o maior seja o último!”. Jesus ensinava uma coisa e eles pensavam em posições sociais. O serviço do Reino é doação e entrega total, não mordomias e aplausos. Eles estavam preocupados com os seus próprios interesses.

A ideologia da época é a mesma de nossos dias. Os tempos são outros, mas as ambições são as mesmas. Ah, se nossos governantes entendessem que a autoridade que possuem não são para interesses pessoais e sim para pôr-se a serviço das pessoas!

“Vocês não sabem o que estão pedindo”, diz Jesus, a eles e para cada um de nós também. E nós que, suponho, já absorvemos os ensinamentos do Senhor, deveríamos já termos superado qualquer egoísmo e ambições pessoais. A felicidade está no serviço aos outros e não em apenas receber ou pensar somente em si e nos de sua própria família.

Jesus traz ensinamentos contra privilégios e contra rivalidades. Ele quer mudar modos mesquinhos de pensar e de agir, e insiste no serviço de caridade aos irmãos como remédio contra o egoísmo e ambição pessoal. Ele próprio dirá: “Não vim para ser servido, mas para servir”.

Não deixemos, meus irmãos, nos levar pela inveja, pelo senso de poder, ou pelos privilégios, pelo contrário, a nossa alegria e felicidade estão no servir e não no ser servido, por mais estranho que pareça ser.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).