Mateus 19,1-12.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 18-8-2017 – Sexta-feira.

Mateus 19,3-12 – “JESUS ENSINA SOBRE A INDISSOLUBILIDADE DO MATRIMÔNIO”.

Na segunda página da bíblia sagrada Deus já mostrou a dependência do homem da mulher e da mulher do homem: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma companheira e os dois serão uma só carne” (cf. Gên 2,18). E Jesus ajuntará: “Portanto o que Deus uniu o homem não separe” (Mt 19,6).

A dureza do coração dos homens e das mulheres, o orgulho e o egoísmo, no entanto, persuadem e se abatem sobre aquilo que foi e é o querer de Deus em relação ao casamento. Infelizmente entra as fraquezas humanas e a intolerância e desfazem o plano de Deus.

Jesus elevará a união do homem e da mulher na vida a dois pela bênção do sacramento do matrimônio. Agora eles usarão uma aliança em seus dedos para lembrar a aliança que Deus fez com a humanidade. Sim, porque, o sinal mais eloquente da aliança de Deus conosco é o pacto feito pelo Senhor: “Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo” e Jesus concluirá definitivamente na doação total de sua morte na cruz, selada em cada eucaristia que celebramos: “Eis aqui o cálice da nova e eterna aliança”. É um pacto de amor, para sempre, indissolúvel jamais.

A família é um bem insubstituível e uma grande responsabilidade de todos. Alimentados pela oração, pela fidelidade, pela perseverança, pelo perdão, pelo recomeço, pelo amor, os casais possuem aqui todos os itens para um casamento abençoado, duradouro, eterno.

“Abençoa, Senhor, as famílias, amém. Abençoa, Senhor, a minha também”.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).