Mateus 18,15-20.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 10-9-2017 – Domingo.

Mateus 18,15-20 – “SE TEU IRMÃO PECAR CONTRA TI, VAI CORRIGI-LO, MAS EM PARTICULAR A SÓS CONSIGO”.

Pensamos diferentes, agimos diferentes, temos pontos de vista diferentes e, por isso, enfrentamos divergências entre nós. É inevitável que essas coisas ocorram e às vezes nos sentimos ofendidos por alguns de nossos próprios irmãos. Afinal, não vamos brigar com pessoas distantes de nós; brigamos com pessoas que convivem conosco e que amamos.

Como é ruim quando isso acontece! O clima fica pesado. Evitamos encontrar com essa pessoa. Vive-se desconfiado e às vezes com medo. São situações que não fazem bem. O pior é que quanto mais o tempo passa e não se resolvem no diálogo e na compreensão os atritos que tiveram, mais fica complicado e difícil!

É preciso, então, fazer-se a reconciliação. Reconhecer-se humildemente que falhou e pedir perdão e deixar-se perdoar também. Se o outro tiver boa vontade e voltarem a conviverem-se pacificamente, ótimo, se não, paciência, a sua parte você fez. É suficiente para você ficar em paz e tranquilo.

Quem é inteligente dá abertura para reatar amizades e convivências perdidas. Quem se fecha no seu mundo e não oferece possibilidade de recomeço na amizade alegre e feliz, corre-se o risco de viver isolado e, não raras vezes, adoecer por não se sentir acolhido e amado.

Nunca nos fechemos ao diálogo. Esqueçamos ofensas e desaforos. Tratemos bem uns aos outros. Dentro de cada pessoa bate um coração igualzinho ao seu com sentimentos, deficiências e machucaduras que precisam ser respeitados e relevados. Como é bom os irmãos viverem juntos, bem unidos, em compreensão, caridade e amor!

Pe. Mauro Zandoná, SdP.