Mateus 16,21-27.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 3-9-2017 – Domingo.

Mateus 16,21-27 – “NEGAR-SE A SI MESMO, TOMAR SUA CRUZ E SEGUIR O SENHOR”.

A realidade do verdadeiro discípulo de Jesus nem sempre é sinônimo de satisfações, alegrias e vitórias. Tem-se também decepções, dificuldades e cruzes, aliás, como qualquer pessoa nesse mundo provisório e complicado. Jesus não facilita as coisas para seus discípulos. Ele garante, ah!, isso sim, ele garante sua presença e seu poder para enfrentar as situações mais adversas porque se passa.

Jesus passou pelo sofrimento e morte da cruz para trazer-nos a salvação. Como seguidores do Senhor devemos ser reflexos da vida Dele em nós, assim como um filho é reflexo daquilo que seus pais são.

Jesus negou-se a si mesmo, fez obediente até à morte e morte na cruz, nos diz o Apóstolo Paulo. Deixou a sua glória no céu para vir a este mundo por causa de nós. De nossa parte agora, todo o nosso ser deve estar voltado a glorificá-lo eternamente.

Negar-se a si mesmo não significa que nunca devemos fazer o que nos dá prazer e alegria, não, mas que não somos guiados somente por isso. Entender que nosso futuro aponta para a vida vindoura com o Senhor.

Tomar a sua cruz e seguir o Senhor é uma figura de linguagem real de Jesus. Ele tomou como modelo a sua própria cruz que Ele levaria até o calvário e ali sepultasse nela todas as dores da humanidade, para ressuscitar vitorioso e mais Senhor do que nunca, ao terceiro dia, na ressurreição dos mortos.

Ser discípulo de Jesus é ter compromisso com Ele. Acolher na fé sua libertação que nos foi dada e segui-lo com alegria nos caminhos deste mundo levando também nossa cruz com Ele para um dia sermos glorificados com Ele na glória celestial

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).