Mateus 14,1-12

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 5-8-2017 – Sábado.

Mateus 14,1-12 – O PREÇO DA FIDELIDADE DO PRECURSOR JOÃO BATISTA.

Esse capítulo catorze de São Mateus começa narrando o episódio do martírio de João Batista, morto estupidamente pelo ódio e ciúme de uma mulher. O “amante” da filha de Herodíades, que segundo a tradição chamava-se Salomé, não era mais nem menos do que o tetrarca Herodes. Esse fora denunciado pelo profeta e tinha que tomar decisão entre continuar na situação em que se encontrava e correr o risco de sofrer crescente oposição do povo ou se converter-se e voltar-se a ser acolhido pelos seus súditos, ou ainda silenciar a “voz que clamava no deserto”.

João Batista foi encerrado na prisão, esta foi a alternativa escolhida por Herodes e, naquele dia fatídico, em que Herodes tinha dado uma grande festa, regada a vinhos e orgias, faz um juramento à mulher e essa pede a cabeça de João Batista.

Triste fim para o grande profeta! Quantas vezes fazemos opções erradas na vida! Se tivéssemos pensado um pouco e consultado nossa consciência e o Espírito Santo, certamente teríamos errado menos. Não prometamos nada. Deixemos que as ocasiões a nós apresentadas sejam refletidas e jamais tomar decisões no impulso de um momento.

Importante também deixarmos situações de pecado para procurar endireitar a nossa vida. Não foi o que aconteceu com Herodes. Preferiu cometer uma grande injustiça, aprisionando João Batista e na sequência ordenar matá-lo, e abafar sua consciência, em vez de usar o poder que tinha para dizer não a tamanha maldade.

Queremos ser homens e mulheres justos e jamais deixarmos que passe sequer pela nossa cabeça pensamentos de injustiças e corrupções.

(Pe. Mauro Zandoná, sdp).