Mateus 13,54-58.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 4/8/2017 – Sexta-feira.

Mateus 13,54-58 – JESUS NÃO FOI BEM RECEBIDO EM SUA PRÓPRIA PÁTRIA.

Temos por um ditado que “santo de casa não faz milagre”. Foi o que aconteceu com o próprio Jesus, o nazareno. Era muito para a cabeça dos conterrâneos do Senhor crer que aquele Jesus que saiu como filho do carpinteiro, agora viesse rodeado cheio de discípulos, como Mestre e Senhor!

É verdade que já se tinham passado mais de duas décadas e então tudo podia ter sido mudado. A anunciação que o anjo Gabriel fizera a tantos anos a Maria e a José parecia tão distante e poucos se lembravam daquilo. No entanto, a profecia está sendo cumprida: “O Menino que vai nascer será grande, será chamado o Filho do Deus altíssimo. Ele será um sinal de contradição” (Lc 1,32).

De onde vinha de Jesus tanta sabedoria? Como podia fazer tantos milagres humanamente inexplicáveis? Não compreendiam e não aceitavam a argumentação de que Jesus era, de fato, o Filho do Pai eterno. A presença de Jesus tornou-se para eles motivos de escândalo e divisão na comunidade.

Muitas vezes também nós fechamos os nossos ouvidos e os nossos corações para acolher a Palavra de Deus. Não sei se nós agiríamos diferentes daquele povo de Nazaré. Mas, aleluia, louvado seja Deus! Hoje nós temos a totalidade da revelação. Os séculos, a História da salvação, o Espírito Santo nos garantem: JESUS É O SENHOR, NOSSO ÚNICO SENHOR E SALVADOR. A ELE TODA HONRA E TODA A GLÓRIA PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMÉM.

Jesus não obriga ninguém a ter uma fé forçada. Não! A fé é uma adesão livre à mensagem salvadora. Hoje queremos renovar nossa fé em Jesus. E se, de fato cremos, diga: EU CREIO.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).