Mateus 13,36-43

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 1/8/2017 – Terça-feira.

Mateus 13,36-43 – TRIGO E JOIO – PARECIDOS, MAS TÃO DIFERENTES!

Crescemos ouvindo dizer que é preciso separar o trigo do joio. E sabemos que isso é preciso sim, mas no tempo certo, ou seja, só no tempo da colheita. Tirando o simbolismo de lado, o difícil é a gente saber qual é o momento da colheita! Bom, em linhas gerais o tempo da colheita, será o dia do juízo final. Até lá é muito tempo e cabe a nós convivermos nessa mistura de trigo e joio na sociedade e em nossos corações. Tomara que tenha muito mais trigo que joio! E tem mesmo! O problema é que o joio irrita, ah, como irrita!

Jesus semeia o trigo, o diabo semeia o joio. Só pra irritar!

Não somos trigo puro, muito menos joio somente. O desafio está em fazer sobressair o trigo e ignorar o joio. Nossa vida é uma luta diária do bem com o mal. Peçamos hoje ao Senhor o dom do discernimento para que não deixemos o joio enraizar em nossos corações.

Jesus semeia somente o bem. Nós gostaríamos de semear somente o bem, mas, infelizmente, o mal se nos rodeia e acabamos semeando, talvez, sem querer ou inocentemente, o mal também. Em nome de Jesus, nós expulsamos todos esses males de nossos corações!

De que lado estamos? O que estamos semeando? E nós mesmos responderemos: estamos do teu lado, Senhor! Cremos no Reino que semeaste. Não existem dois reinos; só existe o seu Reino, e se esse pseudo reino do diabo quer reinar, saibamos nós que esse reino já foi derrotado, porque somente tu és o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o único, o eterno, o alfa, o ômega, o princípio e o fim de tudo. SEU REINO JÁ ESTÁ IMPLANTADO NO MEIO DE NÓS E NINGUÉM NO-LO TIRARÁ.

(Pe. Mauro Zandoná, sdp).