Mateus 13,31-35

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 31-7-2017 – Segunda-feira.

Mateus 13,31-35 – “POR QUE FALAS EM PARÁBOLAS?”.

As parábolas, todos nós já sabemos, era o modo preferido de Jesus falar das realidades celestiais em linguagem comparativa, usando exemplos reais do cotidiano das pessoas da época. A intenção era falar ao coração seja aos doutores da lei, como aos mais simples dos homens.

No final de cada parábola era retirada a lição que qualquer um podia concluir. Elas, por vezes, desmascaravam as estruturas sociais e os sistemas injustos. Era como num espelho, onde cada um podia se olhar e refletir em que deviam mudar, reavaliando seu comportamento, seu modo de pensar. Ela tem o condão de tirar-nos ainda hoje do engano a respeito de nós mesmos e o que falta em nós na busca dos verdadeiros valores.

As parábolas quando refletidas e retiradas como lições para nós, elas cumprem o seu objetivo, porque é exatamente isso que Jesus esperava dos seus ouvintes.

O reino de Deus está presente no mundo, no coração de cada pessoa, na simplicidade e nos pequenos acontecimentos do dia a dia, e não na grandiosidade e nas afirmações de poder, mas nas transformações dos corações e das relações sociais, no amor e na justiça, fundamentos de uma sociedade possível. Entendamos: O Reino se contrói pela ação dos pequenos e nas pequenas conquistas e coisas da vida.

(Pe. Mauro Zandoná, sdp).