Mateus 13,24-30

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 29-7-2017 – Sábado.

Mateus 13,24-30 – O TRIGO E O JOIO.

Trigo todo mundo sabe o que é. É uma linda plantação da qual se extrai a farinha para fazer o pão. Joio é uma gramínea nociva que nasce no meio do trigo. Muito parecida com o trigo a ponto de não se distinguir um do outro quando são pequenas. Só terá definição total quando o trigo, lindo e maravilhoso der fruto e o joio nada.

O agricultor usou somente sementes boas, mas veio o inimigo, de noite, às escondidas e, maldosamente, semeou joio entre o trigo. Pura maldade! Por inveja, talvez! O agricultor não se revolta com isso, pede aos seus ajudantes que deixe o joio crescer em meio ao trigo, não tem problema, não vai usar as mesmas armas que seu inimigo, e assim vai pôr um ponto final na maldade do outro.

Lição para nós: Sofremos também, quem sabe, provocações de pessoas ao nosso redor. O que elas querem é que nos irritemos e partamos para as discussões e assim tirar nossa paz. A melhor resposta é não dar combustível ao inimigo. Ele se decepcionará e se afastará de nós. Assim funciona com as tentações, e, pode funcionar também com nossos ‘inimigos’ de carne e osso.

É inevitável haver joio na pureza do trigo. Pacientemente Deus separa, na hora certa, o que é ruim do que é bom. Façamos o bem e deixemos que o tempo, na hora da colheita, se encarregue de jogar fora o que não presta. Longe de nós acharmos que somos um puro trigo, não, dentro de nós também há joio, que não sei como se aninha em nossos corações. Faz parte, mas não deixemos que esse joio evolua, porque somos mais trigo do que joio (eu acho!).

(Pe. Mauro Zandoná, sdp).