Mateus 13,18-23

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 28-7-2017 – Sexta-feira.

Mateus 13, 18-23 – EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR.

Somente o Coração de Jesus é um terreno plena e completamente bom. O nosso coração não! Ele tem bondade sim, mas também é duro, cheio de pedras e de espinhos. É nessa realidade, com esse coração que o Senhor quer semear sua Palavra. Já fomos piores, hoje somos melhores – Deus queira que sim! O que não pode é nós termos sido melhores e hoje estamos piores. Não isso não, por favor!

Jesus é “manso e humilde de coração” (cf. Mt 11); nós devemos também procurar ser, pelo menos um pouco, como Ele. A mansidão e a humildade são conquistas de nossa vontade. A gente precisa querer ser manso. Porque ser manso é o contrário de violento ou explosivo e agir assim não é legal pra ninguém! Precisamos também ser mais humildes, pois a arrogância e o orgulho afastam as pessoas de nós.

Cada coração humano tem uma propensão a um tipo de temperamento. Controlemos o nosso e seremos felizes. Tudo se consegue com esforços de nossa parte, mas principalmente pedindo a Deus os dons do seu Espírito. Sim, porque o Espírito Santo faz de nós pessoas mais ‘temperadas’ e controladas pela graça de Deus.

Não deixemos que as forças do mal e de nossa natureza voltada ao egoísmo e ao prazer somente dominem sobre nós. A Palavra de Deus precisa ser acolhida num coração aberto e receptivo para deixar-se ser transformado por ele e assim produzir muitos frutos, frutos de bondade, de caridade, de amor, de perdão, de paz.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).