Mateus 13,1-9

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 16-7-2017 – Domingo.

Mateus 13,1-9 – “O SEMEADOR SAIU A SEMEAR...”.

O semeador é Deus. A semente é a Palavra de Deus, e o terreno que recebe a semente somos nós. Não somos um tipo puro de terreno, somos, sim, uma somatória de terrenos. Pode ser que já fomos terrenos ruins, hoje não somos mais! Mas também, quem sabe, já fomos terrenos bons, e hoje, somos terrenos inférteis. Sim, porque somos volúveis e instáveis.

Eu que já vivi na roça sei que o campo se se deixar sem limpar, enche-se de inços, espinheiros e todo tipo de mato. Para voltar a ser produtivo é preciso o camponês roçar o mato, e depois de seco, queimá-lo e, agora, limpo, lançar a semente. Aquele terreno precisa ser cuidado, adubado e remoído (arado) e, mesmo assim, aqui e acolá, não se sabe porque, em algum lugar, crescem plantas maravilhosas e noutra parte não. Ora, o terreno não foi o mesmo? Não foi tratado com o mesmo carinho? Assim é o terreno dos nossos corações: meu, seu e de todos.

A mesma palavra que eu recebo você também recebe e a intensidade da mesma é acolhida de modo diferente por mim e por você.

Cada um tem um tipo de terreno, mas atenção, não significa que o nosso coração sempre será igual. Pode ser que em algum dia estejamos mais abertos, outros dias mais fechados à graça. O importante é não desistirmos.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).