mateus 12,14-21

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 22-7-2017 – Sábado.

Mateus 12,14-21 – “JESUS, SERVO ESCOLHIDO DE DEUS”.

Em Jesus, Deus se fez gente como nós e se tornou a fonte da vida e da imortalidade. Perfeita imagem do homem terreno, vem em socorro da criatura feita à sua imagem e por amor, ao se homem como cada um de nós, traz-nos a salvação pelo seu Sangue derramado na cruz.

Assume um corpo para salvar o corpo, para purificar aqueles a quem se tornou semelhante, fez-se homem em tudo, exceto no pecado. Aquele que enriquece os outros faz-se pobre. Aceita a pobreza da minha condição humana para que eu possa receber as riquezas da sua divindade (2 Co 8, 9). Aquele que possui tudo em plenitude, aniquila-e a si mesmo, priva-se por algum tempo da sua glória para que eu possa participar da sua plenitude, da sua divindade.

Porque tantas riquezas de bondade? Que significa para nós este mistério? Significa que nós recebemos a imagem divina, mas não soubemos conservá-la; agora Ele assume a nossa condição humana, para restaurar a perfeição daquela imagem e dar imortalidade a esta nossa condição mortal. Deste modo, estabelece conosco uma segunda aliança, mais admirável que a primeira.

Convinha que o homem fosse santificado mediante a natureza assumida por Deus. Convinha que Ele triunfasse deste modo sobre o nosso tirano, que nos subjugava para nos restituir a liberdade e reconduzir-nos a si pela mediação de seu Filho. E Cristo realizou, de fato, esta obra redentora para glória de seu Pai, que era o objetivo de todas as suas ações.

Porque a humildade é a roupagem da divindade. Fazendo-se homem, o Verbo revestiu-se de humildade. Através dela, viveu conosco dentro de um corpo. E todo o que vive na humildade torna-se verdadeiramente semelhante Àquele que desceu das alturas e cobriu a sua grandeza e a sua glória com as vestes da humildade.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).