Mateus 11,28-30

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 19-7-2017 – Quarta-feira.

Mateus 11,28-30 – “TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO, PORQUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO”.

Quando era pequeno, foi-me ensinado na catequese um ‘Deus justiceiro’. Uma imagem de um Deus que estava sempre a ver nossos mínimos erros para nos punir e castigar! O cristianismo era uma canga, ou uma carga pesada que se levava nos ombros. Era a “teologia do cagaço!” - desculpe a expressão – Um peso quase insuportável, resquício me parece do Deus “olho por olho” do Velho Testamento.

Infelizmente, há muitos, hoje, que ainda pensam assim e sentem-se assim. Um cristianismo aonde se valorizava muito o “fazer coisas” do que “viver na liberdade de filhos de Deus, no amor”. Claro, precisamos cumprir regras, fazer boas obras, mas nunca deixaremos de ser pecadores, e nem por isso precisamos viver angustiados e amedrontados de Deus.

O Jesus que se nos apresenta os evangelhos é justo, corrige aqueles que erram, mas também ama e perdoa os pecadores. É o Jesus do texto de hoje: “Sou manso e humilde de coração”.

Na relação com Deus, o importante é o amor. Tudo o mais vem por acréscimo. Entreguemo-nos nos braços deste Deus-amor e sintamos o que somos filhos amados de um Deus que nos criou, nos compreende e que te paciência conosco. Façamos tudo para sermos melhores, mais justos, mais fraternos e irmãos entre nós. Se errarmos, corrijamo-nos; se pecarmos, peçamos perdão; e em tudo, entregai ao Senhor suas dores e seus sonhos.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).