MATEUS 11,25-27

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 19-7-2017

Mateus 11,25-27 – “A MENSAGEM REVELA AOS PEQUENINOS”.

A Palavra de Deus é recebida de modo diferente em cada terreno do coração. Ela quase sempre é acolhida com muita disposição e amor pelos pequenos e pobres.

Muitos estão demasiado cheios de si próprios, instalados nas suas certezas, calcificados nos seus preconceitos e não aceitam questionamentos sobre a aceitação à novidade de Deus.

Agora, Jesus manifesta-se convicto de que essa proposta rejeitada pelos habitantes das cidades do lago encontrará acolhimento entre os pobres e marginalizados, desiludidos com a religião “oficial” e que anseiam pela libertação que Deus tem para lhes oferecer.

Esses que assim agem terão uma experiência profunda e íntima de Deus. Os “sábios e inteligentes” estavam convencidos de que o conhecimento da Lei lhes dava o conhecimento de Deus. A Lei era uma espécie de “linha direta” para Deus, através da qual eles ficavam a conhecer Deus, a sua vontade, os seus projetos para o mundo a para os homens; por isso, apresentavam-se como detentores da verdade, representantes legítimos de Deus, capazes de interpretar a vontade e os planos divinos.

Jesus deixa claro que quem quiser fazer uma experiência profunda e íntima de Deus tem de aceitar Jesus e segui-lO. Ele é “o Filho” e só Ele tem uma experiência profunda de intimidade e de comunhão com o Pai. Quem rejeitar Jesus não poderá “conhecer” Deus: quando muito, encontrará imagens distorcidas de Deus e aplicá-las-á depois para julgar o mundo e os homens. Mas quem aceitar Jesus e O seguir aprenderá a viver em comunhão com Deus, na obediência total aos seus projetos e na aceitação incondicional dos seus planos.

Ore assim: “Pai, que a arrogância dos sábios e doutos jamais contamine meu coração. E, fazendo-me pequenino, que eu esteja em condições de acolher a ua revelação na tua santa e adorável Palavra e vontade. Amém”.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp)