Mateus 10,37-42.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 2-7-2017 – Domingo.

Mateus 10,37-42 – “QUEM NÃO TOMAR A SUA CRUZ E ME SEGUIR NÃO É DIGNO DE MIM”.

Tomar a cruz é assumir a nossa história e a nossa realidade humana. É não se revoltar consigo mesmo, com tudo e com todos. É saber viver como o Apóstolo Paulo “nas dificuldades e na abundância” (Fl 4,12).

Seguir o Senhor, levando a nossa cruz, é não inventar uma vida diferente daquela que nós temos. Não é tampouco criar mortificações e sacrifícios corporais para “domar a carne” ou para demonstrar nosso amor a Deus ou submissão a Ele, não, não é assim! A própria vida já se encarrega dessas coisas. Não precisamos inventar cruzes ou ser de pesos para os outros.

Tomar a cruz é a pessoa viver feliz com o que tem e o que é. Seguir o Senhor quando tudo vai bem e quando nem sempre está como gostaríamos que estivesse.

Você tem a sua cruz, eu tenho a minha. Não nos furtemos de levá-la no dia a dia, porque se a rejeitarmos, ela se tornará pesada e aparecerá outras, porque ela é inevitável em nossa vida, mas se a levarmos de bom grado, ela não é pesada, porque Jesus a leva por nós.

A cruz sem Jesus é tortura. A cruz com Jesus é libertação e fonte de salvação.

Jesus não facilitou as coisas para nós, mas nos garantiu a sua presença em nossa vida diária. Com Ele tudo é fácil, sem Ele não dá.

(Pe. Mauro Zandoná, msdp).