Mateus 10,34ss.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 17-7-2017 – Segunda-feira.

Mateus 10,34ss – “NÃO PENSEIS QUE VIM TRAZER PAZ À TERRA, NÃO VIM TRAZER A PAZ, MAS SIM A ESPADA” .

Como conciliar estas palavras de Jesus com aquelas onde ele diz: “A paz esteja com vocês. Dou-vos a minha paz, a minha paz eu vos dou?” (Jo 14,27). Concluímos, então, que só podemos entender essas palavras de Jesus acima somente em sentido figurado, como força de expressão, ou seja: O Senhor quer que a paz não seja uma passividade, de letargia espiritual, mas uma “paz inquieta”. Uma paz que não seja amorfa, infrutífera, de uma paz que supõe engajamento, Em meio à sociedade, para implantar a vida espiritual do compromisso de Jesus e a Igreja.

Todos os que se dispõe a trabalhar na via do Senhor, como resposta a uma vida cristã, consequência do santo batismo, às vezes, terá alguma provação e lutas, contra si mesmo ou contra alguns que se opõem à escuta da verdade e do compromisso com as causas do evangelho. É neste sentido que o Senhor vem trazer a espada. A espada da luta contra as injustiças, contra o erro, contra a ganância e tudo o que se opõe ao ensinamento cristão.

Jesus é o Senhor que nos tira do comodismo e nos põe no engajamento de amor aos irmãos. Esta paz nem sempre é sinônimo de tranquilidade, mas envolve atitude de desprendimento. O cristão precisa ser um ‘revolucionário’ se quiser ser um cristão de verdade.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).