Mateus 10,16-23.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para hoje 14-7-2017 – Sexta-feira.

Mateus 10,16-23 – “SEDE PRUDENTES COMO AS SERPENTES E SIMPLES COMO AS POMBAS”.

Jesus usa, em nível de comparação, dois animais tão diferentes quanto à natureza deles quanto às suas virtudes: a prudência e a simplicidade.

A pessoa prudente é aquela que se antecipa aos perigos. Que tem cuidado ou cautela no que fala e como reage nas mais diferentes situações. Que se antecipa ou se precavê para possíveis dificuldades. Pessoas prudentes pensam no que fala, para não se arrepender depois. Previne brigas. Não gasta dinheiro à toa. Paga as contas em dia. É respeitoso no trato com os grandes e os pequenos. Cala-se no momento em que percebe que o outro está exaltado. Usa o bom senso. Toma decisões depois de ponderar. Acalma as emoções. Não se expõe perigosamente.

A pessoa prudente e que é também simples tem a síntese do equilíbrio.

Ter simplicidade é não desprezar ninguém. Dar valor aos pequenos gestos. Querer bem a todos. Não ser arrogante, nem ‘dono da verdade’. Não dar ares de superioridade para diminuir o outro. Tem boas maneiras.

Foi Jesus que nos aconselhou a que sejamos prudentes e simples ao mesmo tempo. Busquemos essas virtudes. Elas estão dentro de nós mesmos. Como se trata de virtudes significa que elas devem ser exercitadas e vividas por nós, a fim de que as tenhamos para sermos mais felizes.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).