Maria e o Natal

Publicado por: Paróquia São Marcos

Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que eram sujeitos à Lei, e todos recebermos a dignidade de filhos. E a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: “Abá, Pai!”. Portanto, já não és mais escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro; tudo isso, por graça de Deus.

Maria é imagem da Igreja. Encontramos em Maria nosso melhor modelo de espera pelo Salvador. Sua gravidez virginal simboliza nossa preparação para o Natal do Senhor. Mas a espera de Maria ainda ultrapassa a materialidade da gestação que ela realiza. Maria é também sinal do Israel fiel que vê realizar em si todas as expectativas messiânicas e ainda sinal do povo futuro que aguarda a manifestação última do Senhor.

Desta forma, o tempo do Advento reúne sua teologia e espiritualidade nesta imagem tão querida e próxima de todos nós. A Mãe do Senhor, por sua maternidade, nos dá, como porta aberta, o salvador do mundo. No Natal, não celebramos apenas o nascimento de Jesus, Deus que se fez humano, mas também nossa humanidade tocada pela divindade de Deus. Tudo isso possibilitado pelo sim de Maria, que é também nosso sim.

O tempo se cumpriu: com a vinda de Cristo vivemos nos últimos momentos da história da humanidade, vendo realizar a força da semente do Evangelho enraizado no chão da nossa história, da mesma forma que a semente do Verbo se enraizou no seio da Virgem.