Maria e a Eucaristia

Publicado por: Paróquia São Marcos

No mês de Maio é dedicado a Maria, nossa Mãe, o próximo mês em vez é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, mas celebramos também em Junho a Eucaristia, o Corpus Christi. Maria, como sabemos, é a Mãe de Jesus e a Mãe da Igreja. Maria concebeu a Palavra de Deus, antes de conceber no seu seio o Filho de Deus, Palavra de Deus Encarnada.

Aquele Menino Jesus que portava ao colo é o mesmo Cristo presente na Hóstia Consagrada, que o Sacerdote apresenta como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e que nós recebemos na boca para Ele fazer parte da nossa vida, mudando-a para melhor. Só se nós concebemos a Palavra de Deus em obras de Deus, a Eucaristia em Ação de Graças, podemos dar aos outros o Salvador, também estando em silêncio. A nós basta, como Maria, falar com a vida que o Senhor olhou para a nossa humanidade e fez, em nós, maravilhas e as quer fazer em todos aqueles que se abrem à sua Graça e ao seu Amor.

Lembramos que a Eucaristia é o maior presente que Cristo nos doou. Foi a nós doado naquela Ceia Pascal de Quinta-feira Santa, mas se tornou Celebração depois do Pentecostes, quando os Cristãos reuniam-se para ler a Palavra de Deus e para Partir o Pão. Propriamente no Partir o pão, Cristo revela-se como aos discípulos de Emaús. Sim, naquela Ceia o mesmo Cristo partiu o pão e deu graças a Deus Pai. Confiou esta missão, depois, aos apóstolos, aos seus sucessores, os Bispos e também aos Presbíteros.

Se Maria estava presente na vida de Cristo nesta terra, agora ela continua a estar presente durante a Celebração Eucarística, porque é o mesmo Cristo, seu Filho e Filho de Deus. Se Jesus Cristo é o centro de adoração no céu e na terra e constitui o motivo da nossa esperança e da nossa alegria, Maria é a primeira junto aos Anjos e aos Santos a ficar diante ao Tabernáculo, onde é guardada a Hóstia Santa.

Certa vez perguntaram ao teólogo P. Haering se era permitido rezar o terço durante a Adoração Eucarística, ele respondeu que é permitido, porque na reza do Terço não fazemos mais do que meditar a vida de Cristo junto a Maria para compreender melhor a nossa vida e melhorá-la.

Maria e a Eucaristia, dois dons da Santíssima Trindade, também se a Eucaristia ocupa o primeiro lugar na nossa vida, Maria ocupa o segundo lugar, ela está junto a nós para ajudar-nos e para viver de Cristo, Palavra de Deus feita Carne, feita Eucaristia.