Lucas 6,12-19.

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 12-9-2017 – Terça-feira.

Lucas 6,12-19 – “JESUS CHAMOU OS SEUS DISCÍPULOS E ESCOLHEU DOZE ENTRE ELES QUE OS CHAMOU COM O NOME DE APÓSTOLOS”.

Antes, porém dessa escolha, Jesus passou a noite toda em oração. Afinal, era uma imensa responsabilidade, esses doze teriam a incumbência de serem os continuadores da sua obra aqui na terra.

Um espírito mais atento poderia pensar: Jesus não discerniu com acerto cem por cento, pois Judas Iscariotes iria traí-lo! Mistérios! Queremos crer que até Judas teve o seu papel específico no plano de salvação. Jesus ainda não sabia que entre os escolhidos havia um traidor, mas nunca duvidou que fez a escolha certa, segundo a vontade do Pai.

Lição para nós. Sempre que formos tomar decisões em nossa vida, consultemos em oração a Deus. Às vezes ficamos em dúvida. Nem sempre acertaremos, mas teremos mais possibilidade de acertar. Pode ser que depois pensemos que a decisão poderia ter sido diferente, mas creiamos, se foi feita em oração e pedindo discernimento ao Espírito Santo, aquela decisão foi a melhor a ser tomada, mesmo que, aparentemente, parece que não, como no caso da escolha de Jesus por Judas.

Jesus veio nos ensinar também a viver em harmonia com o pensamento de Deus. Aceitar a soberana vontade do Senhor, eis o desafio em caminhar na fé. Jesus poderia ter escolhidos homens ilibados, justos, perfeitos, santos, mas não, entre os escolhidos haviam traidores, descrentes, ambiciosos... nenhum era exemplo de santidade! Oh! Senhor como seus desígnios são diferentes dos nossos! Foi com esses doze que o Pai contou para dar visão da sua presença nesse mundo.

Como Deus é delicado conosco! Ele não nos humilha! Ele quis e quer mostrar que nós também, apesar de nossas infidelidades e pecados, conta conosco para sermos testemunhas Dele em meio às nossas misérias e fraquezas. Jesus não quis contar com anjos para implantar o seu reino entre nós, mas com homens passíveis de erros e decepções. Dá-nos a graça, Senhor, de entender um pouco essas escolhas!

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).