Lucas 5,33-39

Publicado por: Paróquia São Marcos

Palavra de Deus para este dia 8-9-2017 – Sexta-feira.

Lucas 5,33-39 – JESUS E O ORIENTAÇÕES SOBRE O JEJUM.

Os fariseus cobram de Jesus e de seus discípulos a prática religiosa do jejum. Jesus, como um noivo presente entre os convidados em uma festa de núpcias, não vem trazer tristezas nem castigos, mas sim comunicar vida e alegria.

A prática do jejum é importante e Jesus dirá isso em outras passagens para que expressemos nossa carência e nossa pequenez diante das coisas e também exercitemos na humildade, pondo um pé sobre nosso orgulho e prepotência.

O noivo foi tirado de nós! Entendamos: Jesus não está mais presente fisicamente em nosso meio. Ele agora se faz presente espiritualmente. Então, nós o temos, mas não em plenitude, daí, a necessidade de jejuarmos para nos fortalecermos e conseguirmos moldar nosso corpo material para nos unirmos a Ele, nossa vida em plenitude.

O jejum não é para “aplacar a ira de Deus”, como pensavam as pessoas do Antigo Testamento, agora, na Nova Lei, o jejum tem um significado diferente e novo: O jejum é para nos unimos mais a Deus, e, livres das tentações terrenas nos solidarizar com as dores da humanidade e assim sentirmo-nos mais libertos e aptos para comunicar a vida que brota da cruz de Jesus.

A vida liberta Jesus a trouxe para nós. todas as vezes que por causa dos nossos pecados não experimentamos essa graça, é hora então de jejuarmos, mortificarmos a carne para adquirir de novo a plenitude do Espírito Santo que Jesus deu para nós.

(Pe. Mauro Zandoná, SdP).