Formação Pastoral Familiar

Publicado por: Paróquia São Marcos

Em 1517, data oficial, surgiu a primeira igreja protestante, a luterana, organizada por Martinho Lutero. “Protestante” porque protestou contra a igreja católica. Lutero era padre católico e radical demais para ter humildade, rever alguns pontos da discórdia e dialogar com os representantes da igreja católica. Rebelou-se contra a igreja católica, talvez levado pelo excesso de zelo, por não admitir que a igreja se ingerisse no poder material e na política do mundo. É preciso conhecer a situação histórica do mundo da época e como vivia a sociedade medieval para entender a posição da igreja, o que, no entanto, não justifica erros e excessos próprios de quem mantém exércitos. Este era o ponto de discórdia entre Lutero e o Papa. Com uma posição radical, não admitindo diálogo, Lutero perdeu o bom senso, revoltou-se e foi excomungado. Vendo-se afastado da esperança da salvação, começou a montar os fundamentos da nova igreja, negando posteriormente a autoridade do papa bem como os sacramentos e a missa. “Só a fé basta para a salvação”, dizia.

Posteriormente, cada pessoa que se desentendia com ele ou com suas ideias, afastava-se e fundava nova instituição, “igreja” e isso perdura até os dias atuais. Há tantas igrejas que é difícil encontrar nomes para denominá-las.

Deus respeita a vontade do homem até quando se dispõe a dividir sua obra. Cada religião protestante tem sua história particular baseada em motivos e interesses e seu fundador.

Há diversas igrejas protestantes históricas que se originaram da luterana, como: Luterana, Calvinista, Anabatista, Presbiteriana, Anglicana, Metodista. No século XIX, houve grande proliferação de novas denominações, fruto de desentendimentos que acarretaram até mortes e prisões.

É oportuno comentar que a igreja sempre se manteve fiel à doutrina de Jesus, nunca cedeu um ponto sequer, mesmo cometendo erros humanos, nunca interferiu nos ensinamentos da fé nem mesmo quando poderia ceder em algum ponto para contornar algum desentendimento ou crise. Deus e seus ensinamentos estão acima de toda pretensão humana e a igreja sempre foi fiel.

Não é fácil seguir as orientações e a doutrina de Jesus Cristo que prega o perdão, a justiça, o amor, a oração, a renúncia. Enfim, colocar Deus em primeiro lugar pode ser encontrado nas palavras bíblicas que dizem respeito às dificuldades de ser verdadeiro cristão. Afirma-se ser o primeiro mandamento amar a Deus e o segundo o próximo. (Mat 22,36 ss). “Procurai entrar pela porta estreita” (Luc 13,24). “Quem perseverar até o fim será salvo”. (Mc 13,13).

Por que a verdade para muitos é difícil de ser aceita? Santo Agostinho explica. Todo ser humano gostaria de estar com a verdade, ninguém gosta de ser enganado ou viver na mentira. Acontece que para muitos admitir a verdade é um libelo a sua própria vida. Teriam que mudar radicalmente quanto a seu modo de ser e pensar para serem coerentes, o que é quase impossível para muitos. Por isso é mais fácil para estas pessoas não só negarem a verdade como também criarem aversão que, muitas vezes, chega à cegueira, ao ódio.

A riqueza da doutrina da igreja católica é tão grande que se estende até a eternidade. (Jô 6,48-57). O Papa, representante de Jesus Cristo na terra, numa sucessão contínua desde Pedro; os sacramentos com seu cerimonial; sua estrutura fundamentada no testemunho de milhares de santos e mártires são sinais visíveis e palpáveis da presença de Deus de um modo especial na Santa Missa.

A verdadeira igreja não tem necessidade de inventar ritos e cerimoniais, ela permanece fiel à celebração dos sacramentos e à vivência dos mandamentos que dela emanam desde os tempos apostólicos.

Espiritismo, búzios, horóscopo, adivinhação, tarô não levam à salvação, são condenados pela Palavra de Deus. Se a pessoa, ao iniciar o dia, consulta o horóscopo em vez de orar, recomendar-se a Deus, está negando o senhorio de Jesus e indo atrás de falsas crenças.

A reencarnação é negação de Jesus Cristo, de sua doutrina, obra e redenção. Seria a mesma coisa que afirmar que a redenção de Jesus Cristo é inútil. A reencarnação é condenada pela Bíblia além de ser apenas uma mentira, é uma filosofia de vida que Buda tentou implantar para explicar e eliminar as diferenças sociais.

O islamismo é uma religião que visa adorar a Deus criador do céu e da terra, fundamenta-se no Torá ou Antigo Testamento. O Alcorão foi compendiado e organizado por Maomé no século sexto da era cristã, tendo como base as bíblias judaica e católica.