Formação Bíblica - INICIAÇÃO À LEITURA JUDAICA DA

Publicado por: Paróquia São Marcos

II – A LEITURA COMENTÁRIO



“O comentário da Escritura, - trata-se da explicação de termos difíceis, da justificação de prescrições jurídicas ou morais da Torah, da atualização das narrativas bíblicas a situações diferentes, - é, sem dúvida, tão antigo quanto a própria Escritura. Encontramo-lo presente na Escritura, que comporta, em suas partes mais recentes, comentários ou releituras das partes mais antigas. Numerosos traços de comentários antigos da Escritura também podem ser detectados nas camadas mais antigas da Literatura Rabínica. Estes comentários evoluem em função da distância que existe, do ponto de vista das línguas e das mentalidades, entre o tempo da Escritura e aquele de seus leitores.

Em certos lugares e épocas, não basta comentar e explicar o texto; em primeiro lugar, é preciso traduzi-lo. É precisamente desta necessidade que nasce o “Targum”, tradução comentário, do qual temos numerosos exemplos.

Estas páginas não permitem que tratemos nem das ‘releituras’, nem do ‘Targum’. Dado que há, hoje, na Igreja, numerosos especialistas que os estudam, basta-nos aqui relembrar sua importância.

No que toca aos comentários da Escritura que se encontram na Literatura Rabínica, sem dúvida dentro de nossa perspectiva, conviria que os estudássemos. Entretanto, nós o faremos muito rapidamente, pela seguinte razão: os comentários antigos, isto é, anteriores à redação do Novo Testamento, certamente existem e são freqüentemente reencontráveis nas primeiras coletâneas da Literatura Rabínica, mas foram reorganizados, retomados e absorvidos na grande massa de interpretações que já não mais pertencem ao gênero de Leitura-comentário.

A Literatura Rabínica, no seu estado atual, está marcada, em todos os níveis, pela reorganização e redação da Tradição Oral, empreendidas em Yabne, depois da destruição do Templo. Ora, esta etapa fundamental privilegiou a Leitura-busca, o Midrash, a ponto de não deixar senão um espaço muito pequeno ao comentário antigo. (...)

... É a esta Leitura-busca que nos voltamos agora ...”