Catecumenato

Publicado por: Paróquia São Marcos

A catequese é uma das principais atividades da Igreja que tem por missão anunciar o Evangelho e tornar Jesus conhecido e amado. Na tarefa de dar formação religiosa e iniciação cristã às crianças, aos jovens, aos adolescentes e aos adultos, muitas pessoas, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas, generosamente se dedicam no trabalho de catequistas.

A catequese tem o papel fundamental de evangelizar as pessoas, ensinando a doutrina da nossa fé e o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, também de apresentar os sacramentos com os seus valores, que devemos saber. É com a catequese que se lança a semente da evangelização. O grande desafio da catequese é fazer com que as crianças e os jovens permaneçam na Igreja e se integrem nos movimentos paroquiais, pois ainda são poucos os que, depois que recebem os sacramentos, permanecem na Igreja e no serviço para Deus.

A família tem o papel principal na iniciação da fé cristã, pois é a base para as crianças e os jovens. As famílias devem estar em consonância com a doutrina da fé cristã participando das celebrações eucarísticas e despertando nos filhos o interesse pelo valor dos sacramentos.

O ITINERÁRIO CATECUMENAL
INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS – CATECUMENATO – A CONVOCAÇÃO


A convocação de candidatos ao catecumenato pode ser feita nas celebrações, divulgada em reuniões de diversas pastorais, em visitas, etc. Nota-se que é de responsabilidade de toda a comunidade estar comprometida com esse tempo de primeira evangelização, convocando todos aqueles que não conhecem Jesus Cristo, ou que precisam de um aprofundamento em sua caminhada de fé.

Convém que quem convoca tenha conhecimento do processo catecumenal, para que possa apresentá-lo, tirar dúvidas e dar informações. Os interessados em participar do catecumenato a partir da convocação devem ser conduzidos para um diálogo com um introdutor, indicado pela Equipe da Iniciação Cristã de Adultos. O primeiro contato deve ser de acolhida, de esclarecimentos sobre as intenções e sobre a situação de vida do candidato. Cuide-se para evitar o aspecto burocrático no atendimento, num formato de “matrícula”.

Quando aparecer candidatos e o pré-catecumenato já tiver iniciado, o processo individualizado pode ser acelerado, para que todos possam participar juntos do rito de admissão. Após este rito que novos candidatos esperem a nova turma no Tempo Pascal e sejam acompanhados durante este período por um introdutor.