A puberdade para elas

Publicado por: Paróquia São Marcos

Você quer conhecer quais são as mudanças que aparecem nas mulheres durante a puberdade?

Talvez, você esteja passando por muitas mudanças e se pergunta: Quando começa a puberdade? O que são as características sexuais secundárias? Por que vem a primeira menstruação? É normal o que está acontecendo com meu corpo?

Vamos ajudá-lo a responder suas perguntas!

Quando começa a puberdade?

- Geralmente começa entre onze e treze anos de idade, quando os ovários começam a produzir mês após mês um óvulo, o qual produz um hormônio chamado estrógeno que faz com que aconteça pela primeira vez a menstruação.

Quais são as características sexuais secundárias?

- Os estrógenos são os hormônios responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias, que são:

• Aparece pêlo no púbis e nas axilas;

• Aumento de tamanho das características sexuais primárias.

• Existe um desenvolvimento dos seios e dos quadris, isto é, pouco a pouco você deixará de ter um corpo de menina.

O que é a menstruação?

- É o fluxo de sangue periodicamente eliminado pela vagina e que poderá acontecer, pela primeira vez, entre onze e treze anos de idade. A partir deste momento, seu corpo já está pronto para produzir um bebê. A duração entre uma menstruação e outra é de aproximadamente 28 dias, embora este tempo possa variar de mulher para mulher. É normal que os primeiros ciclos sejam de forma irregular e que uns durem mais e outros menos porque seu corpo está se ajustando. Também é normal que umas menstruações durem alguns dias e outras um pouco mais, podem ser de 2 a 8 dias. Pouco a pouco, seu ciclo irá se regularizando, ou seja, será constante tanto nos dias com fluxo de sangue, como nos dias sem este fluxo. Geralmente aos 18 anos, os ciclos ficam estabelecidos com normalidade.

Existem casos em que a menstruação desaparece, quando há uma mudança no estilo de vida, como fazer muito exercício, ou na alimentação, quando uma pessoa começa um regime. Este fenômeno se chama amenorréia; se acontecer isso com freqüência, consulte seu médico.

Todas estas mudanças são totalmente normais. É claro que, como toda mudança, custa um pouco de trabalho se acostumar a uma nova situação, mas – na medida em que você for se familiarizando com ela – poderá perceber que tudo isso lhe permite crescer e se desenvolver mais e melhor como pessoa.

Diana García