A Família

Publicado por: Paróquia São Marcos

A família não é uma invenção do homem, mas de origem divina. Deus, que é uno e trino, já é uma família, e nós fomos feitos a sua imagem e semelhança, e somos realizados quando formamos família: família natural, ou religiosa, ou eclesial, ou social, ou todas juntas.

O matrimônio é o instrumento que Deus se serve para crescer a família humana com novas vidas. Cada um de nós nasceu porque os nossos pais amando-se serviram a Deus. Cada um de nós tem uma divina gratidão com Deus, que é o Senhor da vida, e com os próprios pais. Esta dúplice divida paga-se com o amor. O amor expressa-se não tanto com as palavras quanto com as ações. Nós amamos de verdade os nossos pais, quando os honramos. O mesmo Jesus, que é Deus, honrou sua Mãe Maria, e seu Pai de criação José, estando a eles submisso. (Lc 2,51).

A festa da Imaculada nos diz quanto Deus tem no coração a preparação ao matrimônio e a formação da família. Preparamos famílias santas, vivendo na santidade ainda antes do casamento ou da entrega a Deus na Profissão Religiosa ou na Ordenação Sacerdotal. Nossa Senhora, preservada do pecado original, nos Cristãos livres pelo Batismo da antiga culpa, somos chamados a dizer o nosso “sim” a Deus. Deste sim a Deus, dependerá o nosso sim à nossa vocação. Vocação que não é simples chamado de Deus, mas um programa de vida, coadjuvado por Ele mesmo através da sua Palavra, os seus ministros e a sua graça.

A nossa família, qual seja natural ou religiosa, deve espelhar-se na Sagrada Família. Uma família certamente excepcional, mas santa e santificante. O amor dos esposos seja puro, não adulterado das paixões irrespeituosas e adulteras, seja um amor capaz de superar todas as dificuldades da vida e aberto ao crescimento da família. Para poder conseguir isto precisa de não esquecer a necessidade dos alimentos espirituais, quais a Bíblia e os Sacramentos.

“Honra teu pai e tua mãe, como te mandou o Senhor teu Deus, para viveres largo tempo, e para seres bem sucedido na terra que o Senhor está para te dar”. (Dt 5,16).

É o único mandamento que tem em si uma promessa, vida longa e sucesso. Honrar de fato o pai e a mãe é honrar o mesmo Deus que se serviu deles para nos vir ao mundo. Respeito que devemos dar sempre, em modo particular quando são idosos e precisam também da nossa ajuda e conforto.

Concluo com uma oração do venerável Pio XII:

“Ó Trindade da Terra! Ó Jesus, Maria e José, sublimes modelos e tutores da família cristã, a vós recorremos. A vossa paz, a vossa serenidade restauram o nosso cansaço. Ó José, espelho da mais mirável paternidade no cuidado assíduo que sabestes dar ao Salvado e a Virgem, ajudai-nos. Vinde em nosso socorro, ó Maria, a mais pura de todas as esposas e de todas as mães. Auxiliai-nos, ó Jesus, o mais exemplar da terra dos filhos. Sejais sempre perto de nós nas horas tristes e alegres, fazei que todos os lares, sejam para todos os membros escolas de virtudes, asilos de santidade, caminho seguro para a bem-aventurança, que pela vossa intercessão com confiança esperamos”.