Legião de Maria

A Legião de Maria é uma associação de leigos da Paróquia São Marcos, fundada em 1982, que tem como principal objetivo a glória de Deus e a santificação pessoal de seus membros, através de um trabalho semanal de evangelização e auxílio ao próximo. O grupo, que tem a Espiritualidade Mariana como carisma, está sempre à disposição do pároco e de Nossa Senhora, sua padroeira.

A Legião de Maria não se envolve em atividades de arrecadação de fundos. Seu trabalho é focado inteiramente na oração e nas visitas aos lares. O movimento é guiado por uma hierarquia, obedecendo às ordens de conselhos superiores, como a Cúria da própria paróquia.


Membros e Atividades

A Legião de Maria possui diferentes categorias de membros, cada um com sua forma de atuação:

  • Membros Ativos: São aqueles que participam das reuniões semanais e realizam trabalhos designados, como visitar doentes, idosos, enlutados, recém-nascidos, e fazer visitas a hospitais, asilos e orfanatos.
  • Membros Auxiliares: Pessoas que, por não poderem participar das reuniões ou visitas, apoiam o trabalho da Legião através de orações, oferecendo-as pelo bom êxito das atividades dos membros ativos.
  • Legionários Pretorianos e Adjuntores: Categorias de membros que possuem um nível mais elevado de compromisso.

O grupo se reúne semanalmente para oração e estudo. Além disso, a Legião de Maria organiza dois retiros e duas formações por ano.


Como Participar e Contato

Para se tornar um membro ativo, basta visitar uma das reuniões. Para ser um membro auxiliar, é possível se juntar ao grupo de oração e rezar a Legião da Maria em casa.

Os encontros regulares da Legião de Maria acontecem:

  • Terça-feira: 18h30 (Matriz) e 19h30 (Misericórdia)
  • Quinta-feira: 16h (Beato)

A coordenadora responsável é Sueli Lipienski Pereira. Para mais informações, você pode entrar em contato com ela pelo e-mail: su-lipienski@hotmail.com. O grupo também está presente no Facebook e Instagram.

A principal missão da Legião de Maria é a santificação de seus membros por meio da oração e de visitas a pessoas doentes, idosas e necessitadas, levando o conforto e a comunhão.

Não. O trabalho da Legião de Maria é focado unicamente em oração e visitas. O movimento não se envolve em atividades de arrecadação financeira.

A Legião de Maria é aberta a todos os leigos. Para participar ativamente, é necessário visitar uma das reuniões. Se não for possível participar dos encontros, é possível se tornar um membro auxiliar e contribuir com orações em casa.

 

Existem os membros ativos, que participam das reuniões e realizam as visitas, e os membros auxiliares, que apoiam o trabalho com suas orações. Há também as categorias de Legionários Pretorianos e Adjuntores.

 

As reuniões semanais ocorrem em três locais:

  • Terça-feira: 18h30 (Matriz) e 19h30 (Misericórdia).
  • Quinta-feira: 16h (Beato).

Sim. A Legião de Maria organiza dois retiros e duas formações por ano para seus membros.

 

O grupo está à disposição do pároco para realizar atividades comunitárias e, principalmente, faz visitas a lares de pessoas doentes, idosas, hospitais, asilos e orfanatos.

 

A coordenadora é a Sueli Lipienski Pereira.

 

Para mais detalhes, entre em contato com a coordenadora pelo e-mail su-lipienski@hotmail.com. O grupo também possui páginas no Facebook e Instagram.