Primeira reunião internacional dos responsáveis da JMJ

02/ABR/2009

De 3 a 5 de abril, em Roma

Roma acolherá, de 3 a 5 de abril, a primeira reunião internacional de líderes da JMJ em vista da 26ª edição do evento, que acontecerá em Madri (Espanha), em 2011.

Um comunicado de imprensa da Seção Jovens do Conselho Pontifício para os Leigos, recebido pela Zenit, explica que a reunião congregará responsáveis de pastoral juvenil do mundo inteiro, e que será um momento importante de reflexão e verificação para os participantes.

Reunir-se-ão em Roma o Comitê Organizador de Sydney 2008 (a última edição da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado, aconteceu nessa cidade australiana) e o de Madri 2011, os delegados de aproximadamente 70 países e representantes de 35 comunidades, associações e movimentos juvenis católicos: em total serão cerca de 150 pessoas.

Os trabalhos começarão na sexta-feira, 3 de abril, com uma saudação introdutória do cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. Todo esse dia, assinala o comunicado de imprensa do dicastério, será dedicado à revisão de Sydney 2008, com a assistência do cardeal George Pell, arcebispo da cidade, e o bispo Anthony Fisher, bispo auxiliar, que analisarão os frutos do evento na diocese de Sydney e em toda a juventude da Austrália.

Com a coordenação do Pe. Eric Jacquinet, chefe da Seção Jovens, a visão se expandirá depois a todo o mundo, para fazer um balanço do impacto da Jornada Mundial da Juventude no âmbito local e para perguntar-se sobre o modelo que, no contexto atual, a JMJ oferece à pastoral juvenil ordinária.

O sábado, 4 de abril, terá como tema de trabalho Para Madri 2011. O cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo de Madri, falará sobre a Igreja na Espanha e Dom César Augusto Franco Martínez, que faz parte do comitê organizador, apresentará as razões, os desafios e as expectativas da JMJ de Madri.

No domingo, 5 de abril, os delegados participarão da Santa Missa de Ramos presidida por Bento XVI na Praça de São Pedro, com a celebração da 24ª Jornada Mundial da Juventude.

Neste contexto, acontecerá a tradicional entrega da Cruz da JMJ dos jovens australianos aos jovens espanhóis, significativo e emocionante momento que mostra materialmente a passagem do testemunho entre os jovens de todo o mundo e põe como referência em nosso caminho, mais uma vez, a realidade desnuda da cruz, a esperança suscitada pela Ressurreição.