Papa pede que cristãos de todo o mundo se voltem para a África

22/MAR/2009

No final da Missa com os bispos da I.M.B.I.S.A. (Associação Inter-regional dos Bispos da África Austral), na Esplanada de Cimangola em Luanda, o Papa Bento XVI faz a recitação do Ângelus.

Antes da oração, o Santo Padre pediu que os cristãos de todo o mundo "voltem os seus olhos para África, para este grande continente tão cheio de esperança, mas tão sedento ainda de justiça, paz, desenvolvimento saudável e integral, que possa assegurar ao seu povo um futuro de progresso e paz".

"Que a Virgem Maria, Rainha da Paz, continue a guiar o povo de Angola na tarefa de reconciliação nacional, depois da experiência devastadora e desumana da guerra civil", rogou, apelando ao "perdão autêntico, respeito pelos outros, cooperação".

Oferecendo à Santa Mãe de Deus o trabalho de preparação para a Segunda Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, previsto para outubro, o Papa fez um pedido especial:

“Queremos pedir a Nossa Senhora de modo particular para interceder pela paz, pela conversão dos corações e pelo fim do conflito na vizinha região dos Grandes Lagos. Possa o seu Filho, Príncipe da Paz, levar alívio a quem sofre, conforto àqueles que choram, e força a todos os que conduzem o difícil processo do diálogo, da negociação e da cessação da violência”.