Novidade tecnológica em igrejas ajuda a evitar contágio de gripe A

25/NOV/2009

Em tempos de gripe A, as inovações tecnológicas trazem benefícios às igrejas. No norte da Itália, paróquias instalam distribuidores automáticos de água benta. O objetivo é evitar que os fiéis tenham contato com a mesma fonte de água e corram riscos de contrair a nova gripe.

O distribuidor foi concebido para ser usado de forma semelhante à das fontes tradicionais, onde as pessoas mergulham seus dedos antes de fazer o sinal da cruz. Através de um sensor que reconhece quando uma pessoa se aproxima, o mecanismo dispara água benta sobre os dedos. De acordo com padre Pier-angelo Motta, de uma igreja da região da Lombardia, os fiéis ficaram supresos inicialmente com a inovação tecnológica, mas logo em seguida, a receberam com grande entusiasmo.

A idéia está se tornando tão conhecida que o inventor, Luciano Marabese, está se preparando para a implantação de milhares de máquinas na Itália e no exterior. Centenas de e-mails chegam todos os dias, principalemente de países com forte tradição católica.