Norte-americano e norueguesa na Academia Pontifícia das Ciências Sociais

02/OUT/2009

Os professores Russel Hittinger e Janne Haaland Matlary

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 2 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI nomeou membros ordinários da Academia Pontifícia das Ciências Sociais Russel Hittinger, professor de Filosofia e Religião da Universidade de Tulsa (Estados Unidos), e Janne Haaland Matlary, professora de Política Internacional no Departamento de Ciências Políticas na Universidade de Oslo (Noruega), informa nesta sexta-feira a Sala de Imprensa da Santa Sé.

A Academia Pontifícia para as Ciências Sociais está presidida pela professora de Direito Mary Ann Glendon, até há pouco embaixadora dos Estados Unidos na Santa Sé, e foi criada por João Paulo II para "promover o estudo e o progresso das ciências sociais, econômicas, políticas e jurídicas à luz da Doutrina Social da Igreja".

Russel Hittinger

O professor Russell Hittinger, nascido na Commonwealth de Virginia (Estados Unidos) em 1949, se licenciou na Universidade de Notre Dame, continuando depois um mestrado e o doutorado em Filosofia na Universidade de St. Louis.

Ensinou na Fordham University de Nova York, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica da América (Washington) e no departamento de Filosofia e Religião de Tulsa, onde detém a cadeira de William K. Warren sobre Estudos Católicos. Foi professor na Universidade de Princeton e no Providence College.

Especialista em teoria social, política e jurídica, suas pesquisas mais recentes foram dedicadas à evolução da Doutrina Social da Igreja, em particular ao magistério católico sobre a natureza e alcance do Estado. Atualmente está preparando um livro sobre este tema editado pela Yale University Press.

É membro ordinário da Academia Pontifícia de São Tomás de Aquino desde 2004 e conselheiro dessa mesma instituição desde 2006.

Janne Haaland Matlary

Janne Haaland Matlary, professora de Política Internacional no Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Oslo e na Escola Universitária da Defesa Nacional da Noruega, foi secretária de Estado (vice-ministra) de Assuntos Exteriores da Noruega entre 1997 e 2000.

Como especialista, é membro da Comissão do parlamento norueguês encarregada de propor as mudanças à Constituição norueguesa por ocasião de seus dois séculos (2014). Foi membro da Comissão de Defesa Nacional da Noruega e membro do conselho de administração do Centro para a Paz e os Direitos Humanos de Oslo.

Seus campos de pesquisa principais abordam a política externa e de defesa europeia e a política de segurança internacional.

É membro do Conselho Pontifício "Justiça e Paz" e consultora do Conselho Pontifício para a Família. Também, participou, como chefe de delegação ou membro, nas missões da Santa Sé em várias conferências internacionais.

Em 2007 recebeu o prêmio "São Bento", entregue pela Comunidade beneditina de Subiaco por seu compromisso a favor da cultura e da política europeias.

A professora Janne Haaland Matlary é casada, tem quatro filhos, e é dama da Soberana Ordem Militar de Malta.