Missionários são enviados a ir além fronteiras

04/MAI/2008

Encerrou-se hoje o 2º Congresso Missionário Nacional, em Aparecida (SP). De acordo com a metodologia do encontro, o dia foi intitulado "Dia do Envio". O evento iniciou com uma Celebração Eucarística na Basílica Nacional. Posteriormente, aconteceu a sessão de encerramento, seguida da celebração de envio dos 600 congressistas presentes no encontro, feita pelo presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), Dom Dimas Lara Barbosa.

O missionário Xaveriano e assessor do Conselho Missionário Nacional (Comina), Padre Estevão Raschietti, resumiu o Congresso com o versículo bíblico encontrado em Isaías, 74, 2: "Amplia o espaço de tua tenda, desdobra sem constrangimento as telas que te abrigam, alonga tuas cordas, consolida tuas estacas", destacando que este congresso almeja fazer com que os cristãos aumentem passos de sua fé.

"A América precisa de missionários assim como o nordeste brasileiro e outros lugares precisam. Mas temos que fazer um gesto concreto enviando missionários além fronteiras", disse Padre Estevão. "Este congresso é como uma mola impulsionadora", acrescentou.

Dom Dimas afirmou que não basta conhecer Jesus, é preciso seguí-lo e anunciá-lo. Fazendo memória ao documento de Puebla, afirmou: "Temos que dar nossa pobreza".

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, em entrevista coletiva à imprensa, disse que é necessário que trabalho missionário cresça, "ainda há muito por fazer", entretanto, já houve grande movimento da Igreja: "Em São Paulo, por exemplo, há cem anos tínhamos apenas uma Diocese". Dom Odilo mencionou o exemplo do Apóstolo Paulo que levou adiante proposta de anunciar Jesus.

O primeiro congresso aconteceu em 2003, em Belo Horizonte (MG). Este evento acontece em preparação ao 3º Congresso Missionário latino Americano, de 12 a 17 de agosto, em Quito, no Equador.