Lançada obra "Aparecida 2007: Luzes para América Latina"

09/MAI/2008

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 9, na Pontifícia Universidade Urbaniana, um ato acadêmico por ocasião dos 50 anos da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e os 25 anos da declaração, por parte de João Paulo II, de São Turíbio de Mogrovejo como padroeiro dos bispos latino-americanos.

Durante o ato, foi apresentado o livro "Aparecida 2007 – Luzes para América Latina", que comemora o primeiro aniversário de Aparecida. O volume foi preparado pela Pontifícia Comissão para a América Latina e editado pela Livraria Editora Vaticana.

Participaram do ato acadêmico o presidente da CAL, Cardeal Giovanni Battista Re, e o vice-presidente, Dom José Octavio Ruiz Arenas, que falou dos 50 anos do organismo e da importância da relação entre a CAL e as Igrejas na América Latina.

Representando o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), o presidente, Dom Raymundo Damasceno Assis, salientou a estreita colaboração entre a CAL e o CELAM e o importante elo com outras Conferências Episcopais, para colaborar com as necessidades humanas e materiais das Igrejas mais necessitadas do continente. Dom Raymundo agradece a Deus e à Padroeira da América, Nossa Senhora de Guadalupe, por esses 50 anos de vida da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Estavam presentes ainda vários cardeais latino-americanos, como o arcebispo de Lima, Dom Juan Luis Cipriani Thorne, que falou de São Turíbio, o prefeito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio Hummes, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Levada, entre outros.

Nesta tarde, D. Raymundo Damasceno participa, na Basílica romana de Santa Anastásia, da concelebração Eucarística em ação de graças pela obra da Pontifícia Comissão para a América Latina, instituída por Pio XII em 21 de abril de 1958.