Celebração ecumênica é ponto alto da Semana de Oração

08/MAI/2008

Nesta quarta-feira, 7, aconteceu o ponto alto da Semana de Unidade pelos Cristãos na Catedral Metropolitana de Brasília (DF), com uma celebração ecumênica especial em ação de graças pelo Centenário da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Compareceram diversos representantes das igrejas cristãs.

Promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e pela arquidiocese de Brasília, a celebração comemorou os 100 anos de Oração pela Unidade dos Cristãos. "Há cem anos, cristãos já se reuniam para pedir a Deus que todos sejam um", explicou dom Luiz.

"Esta celebração quer nos animar para que sejamos incessantes e perseverantes na oração, na prática do amor e da justiça", disse o presidente do Conic, pastor Carlos Augusto Möller, após fazer um breve histórico do centenário.

"Peço que Deus nos ilumine para que construamos uma unidade na Igreja, com fé e esperança", exclamou o pastor ao concluir sua homilia.

Além de Dom Luiz Soares e da diretoria do Conic, a celebração contou com a presença de representantes das igrejas cristãs e do arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz. Participaram os presidentes das comissões episcopais para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, Animação Bíblico-Catequética e Liturgia, respectivamente, Dom José Alberto Moura, Dom Eugênio Rixen e Dom Joviano de Lima Júnior.

Semana de Oração 2008

Este ano, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos abordou o tema "Orai sem cessar", passagem bíblica extraída da 1ª Carta aos Tessalonicenses e que assinala o papel essencial da oração na vida da comunidade dos fiéis.

Para Dom Moura, a Semana "significa um esforço de compreensão e respeito entre as igrejas cristãs, uma tentativa de buscar a unidade dos cristãos como Jesus Cristo queria 'um só rebanho e um só pastor', no esforço de confiança em Deus".